Algoritmos de busca mudam com mais frequência do que a moda. Ainda que a cada nova mudança nas engrenagens do Google, vários sites percam posição nos resultados, é preciso entender que o mecanismo de busca mais acessado no mundo realiza pequenas alterações centenas de vezes ao ano. Donos de pequenos negócios e webmasters em geral entram em pânico centenas de vezes ao ano e se perguntam: “e agora, o que está valendo e o que não está mais valendo para conseguir uma boa posição nos resultados?”. Mantenha a calma e respeite as cinco regras que nunca mudam:
1. Construa seu site para pessoas, não para anunciantes ou mecanismos de busca: Quando criar seu site, tenha em mente para quem você está construindo. Não bombardeie seus visitantes com anúncios em excesso ou qualquer outra coisa que possa desviá-los de uma experiência positiva. Não os faça clicar “avançar” 25 vezes para ver 25 fotos ou “25 receitas para fazer Miojo”. Coloque seus leitores em primeiro lugar e entregue de imediato o que eles desejam. Isto diminui as chances de eles retornarem ao Google para continuar procurando o que estão querendo (o que impactaria negativamente a impressão que o Google tem do seu site). Isso cria visitantes que voltam para o seu site, que adicionam aos favoritos, que repassam o link. Talvez você até consiga um assinante da sua newsletter (desde que você não a promova usando truques baratos, como pop-ups).
2. Seja uma referência: Esta talvez seja a dica mais complicada. Em outras palavras, gere conteúdo próprio que atinja a audiência que você deseja ter. Crie páginas úteis que eduquem e informem sobre um determinado tópico relevante ao seu negócio e certifique-se de que elas são fáceis de navegar e encontrar. Ensine, compartilhe e, mais importante, não limite o seu site a apenas vender um produto ou serviço. Mostre um pouco de personalidade, seu lado artístico e/ou espalhe conhecimento através de guias, artigos, tutoriais e exemplos. Mostre ao Google que seu site é uma boa fonte, incluindo links externos, várias imagens exclusivas e talvez um vídeo ou dois. Não se esqueça de incluir ícones de compartilhamento social para que seus visitantes possam contar a todos que excelente conteúdo seu site possui!
3. Use palavras-chave: Utilize palavras-chave relevantes para que os usuários possam encontrá-lo nos mecanismos de busca. Não sabe ao certo quais poderiam ser? Confira a ferramenta AdWords Keyword Tool para ter algumas ideias. Importante: não exagere na otimização entupindo seu site com estes termos. Lembre-se da primeira regra acima. Inclua as palavras-chave apenas onde faz sentido colocá-las, onde não atrapalham a leitura pela repetição maçante. Não se esqueça de introduzi-las no TITLE, na DESCRIPTION e ao longo do texto algumas vezes. Você também pode inclui-las no nome das imagens se for relevante, assim como no atributo ALT das imagens.
4. Não trapaceie: A primeira vista pode parecer tentador usar aquela “técnica secreta” ou aquele truque que “o site do fulano está usando”. Mas, a menos que você queira ser removido da listagem ou derrubado até a página 50 dos resultados do Google, não trapaceie. Existe um motivo para o Google modificar seu algoritmo centenas de vezes ao ano e este motivo é identificar truques e neutralizá-los. Não gere spam, não entupa seu site de palavras-chave, não compre links, não faça bobagens com cookies, não crie perfis falsos, não compre “curtidas”, não compre seguidores, não participe de longas listas de links, não crie ou peça links para sites obscuros e não relacionados ao seu serviço, não use texto invisível etc. A última coisa que você irá querer é ter seu site permanente removido dos resultados do Google. Isto acontece e é irreversível!
5. Consiga links: Guarde sua carteira, você não tem que comprar links. A melhor forma de conseguir links é criando material que valha a pena ganhar um link, como vimos na regra 2 acima. Você pode criar guias, infográficos, aplicações interativas, artigos exclusivos, gráficos comparativos, uma ilustração ou dezenas de outros tipos de conteúdo que um dono de outro site possa achar que merece um link. Não importa o que seja, desde que seja relevante e bem produzido. Outra excelente forma de se obter links é solicitando, de forma amistosa e não intrusiva, para donos de sites que abordem o mesmo tópico que o seu. Mas cuidado: aos olhos do Google, sua reputação estará atada ao do outro site. Não peça links para um site que você mesmo não gostaria de visitar. E não faça isso de forma automatizada: um toque humano pode abrir mais portas que programas que disparam centenas de emails por dia.
Estes cinco conceitos simples tem funcionado de forma consiste em SEO pelos últimos dez anos e continuará válidos por muito mais. Embora isto signifique trabalhar um pouco mais duro do que apelar para truques, tenha a certeza de que estas técnicas permaneceram efetivas, seus resultados serão duradouros e seu site não será banido ou desqualificado.