Categorias

Como começar a programar

2021. Ano novo, vida nova, aquelas coisas. Então, você decidiu perder peso, se declarar para o(a) crush, começar aquela reforma na casa ou fazer as pazes com aquele tio/tio que sempre vota errado? Não? Você escolheu abrir o ano começando a programar? Sério?

Bem, todos nós tomamos caminhos estranhos nessa vida e o seu agora também é o nosso: o mundo da programação. Chega a bater um frio na barriga… e agora? O que fazer? Separamos aqui 7 formas de destruir seu futuro garantir uma profissão tranquila no excitante mundo do desenvolvimento.

1) Escolha com sabedoria

Primeiro problema: programar o quê? Não existe uma linguagem universal de programação (felizmente), então você terá que decidir por qual delas começar. Não tem problema, você pode virar poliglota depois. Nossa sugestão é começar por aquelas linguagens mais fáceis de aprender, sem medo de ser feliz. Talvez nesse momento você ouça de alguém “ah, mas programador DE VERDADE manja de X ou de Y”, mas não ligue. Sua meta de 2021 é começar a programar, não se tornar um expert logo em janeiro.

Mas, obviamente, você não sabe nada, então, qual seria a mais fácil de todas? A resposta pode variar, mas nós indicamos JavaScript. É prática, é simples, mas também é poderosa. Antes utilizada para fazer uns truques bobos no começo da internet, agora é uma ferramenta de peso utilizada para tarefas importantes. Desta forma, você não terá que se preocupar nessa introdução com SDKs, IDEs, compiladores e tudo mais.

Se você está se sentindo ousado, pode começar com Python, que já é um pouco mais robusta, mas foi projetada do zero para ser fácil de aprender. Nós já demos o caminho das pedras do Python por aqui.

De um jeito ou de outro, tenha em mente que será necessário aprender lógica, o fundamento de qualquer programa, independente da linguagem utilizada. Felizmente, lógica é um conceito universal e você só terá que entender uma vez.

2) Leia alguns livros

Esse método vale desde o tempo do seu avô. Se você quer aprender algo, compre um livro. Existem boas opções em português no mercado:

  • O universo da programação – William Oliveira
  • O Programador Apaixonado – Chad Fowler
  • Introdução à programação com Python: algoritmos e lógica de programação para iniciantes – Nilo Ney Coutinho Menezes
  • Algoritmos e lógica da programação – Marco A. Furlan, Marcelo M. Gomes, Marcio V. Soares e Ricardo Concilio
  • Guia do mestre programador – Carlos Bueno
  • Lógica de Programação: Crie seus primeiros programas usando Javascript e HTML – Paulo Silveira, Adriano Almeida
  • Começando a programar em Java para leigos – Barry Burd
  • Javascript e Jquery: desenvolvimento de interfaces web interativas – Jon Duckett
  • Entendendo Algoritmos: Um guia ilustrado para programadores e outros curiosos – Aditya Y. Bhargava

3) Tente um tutorial simples

Não é vergonha nenhuma começar com um “Hello, World” da vida. Pegue algumas “receitas de bolo”, brinque com a linguagem que você escolheu, observe como funciona sua sintaxe e como ela atende a cada tipo de desafio. Experimente construir uma calculadora, um joguinho da forca, alguma coisa básica.

O importante aqui é colocar a mão na massa, sair na inação e começar a digitar alguma coisa, pode ser no Bloco de Notas mesmo. Os primeiros resultados vão te mostrar que programar não é um bicho de sete cabeças.

4) Use o YouTube

Livro? Tutorial? Em que ano estamos? Voltamos aos anos 90? A molecada hoje encontra tudo no YouTube, de dicas de maquiagem a como trocar a resistência de um chuveiro. Certamente, você já ouviu falar de um tal de Código Fonte TV. Nós não ensinamos como começar a programar, mas estamos te esperando um pouquinho mais lá na frente com outros conceitos, inclusive com mão no código!

Por outro lado, tem um pessoal bacana no YouTube que vai te ajudar nesse início:

5) Ouça um podcast

Vídeo no YouTube? Isso é tão anos 10… a molecada ainda mais antenada hoje em dia só quer saber de podcast! Embora tenhamos sérias dúvidas sobre como se passa sintaxe e outros elementos de uma linguagem de programação sem nenhum recurso visual, existem boas opções de podcast que podem introduzir você na parte teórica do mundo da programação, enquanto você faz sua caminhada matinal ou está lavando louça:

6) Aprenda jogando!

Uma divertida maneira de começar a entender a lógica de programação é com jogos eletrônicos. Esse é um conceito amplamente conhecido e existem algumas iniciativas que buscam justamente atrair crianças e adolescentes para seus primeiros passos nesse mundo através dos games. Isso não quer dizer que os marmanjos estão barrados desse caminho! Independente da sua idade, essa pode ser sua porta de entrada.

Uma dessas iniciativas mistura Minecraft e programação para explicar a incentivar o uso da lógica na solução de desafios. O projeto tem o apoio da Microsoft e o jogo é a base para diversos tutoriais gratuitos disponíveis na Hora do Código.

Mas também outras opções para quem domina o idioma inglês: Code CombatCodinGame e Code Wars.

Usando uma abordagem similar à dos jogos, não podemos deixar de mencionar o Scratch, uma linguagem de programação criada em 2007 pelo MIT para o público infanto-juvenil.

7) Participe de comunidades

Ninguém é uma ilha e acredite: existem outros doidos entusiastas que estão começando a programar agora também! Você não está sozinho e todos os dias uma grande quantidade de pessoas comete a mesma insensatez. Quem poderia imaginar? A questão agora é encontrar esses outros iniciantes ou contar com a ajuda de veteranos dispostos a dar uma força nesse começo.

Assim, brincadeiras à parte, a grande verdade é que a maioria dos desenvolvedores sentiria um imenso prazer em ajudar quem está começando. O mercado está pegando fogo sempre e há um leão por dia para ser morto. Em companhia, com uma equipe afiada, é tudo mais fácil, então todo calouro é bem vindo, já que o novato de hoje pode ser o ninja de amanhã.

Separamos aqui algumas comunidades online para você se sentir à vontade: