Ninguém gosta de abrir sua caixa de emails e se deparar com uma imensidão de mensagens indesejadas, oferecendo produtos e serviços que você não pediu ou, pior ainda, golpes e vírus escondidos. Um dos pilares para essa prática é a coleta ilegal de endereços, que acontecem através de vazamentos ou cadastros que você mesmo fez em sites duvidosos e que depois foram compartilhados com “parceiros” comerciais.
Entretanto, outro pilar dessa prática é a confirmação desse endereço de email. Um endereço em um banco de dados de milhões de endereços tem pouco valor para os spammers. Um endereço confirmado como real e ativo tem um valor muito maior. Por causa disso, a prática do spam costuma estar associado ao rastreio de emails, para confirmar se o endereço é autêntico, se o usuário abriu a mensagem e até mesmo para ver se ele clicou no link da oferta e completou o ciclo.
Esse processo de rastreio é prática comum também entre empresas idôneas e operadores de marketing, muitas vezes sem o conhecimento do próprio usuário. Se você nunca consegue se livrar completamente de receber mensagens publicitárias, o rastreio tem uma significativa parcela de culpa nesse processo. Segundo um levantamento de 2017, 70% dos e-mails enviados automaticamente por listas contêm recursos de rastreamento. Cinco anos depois, é praticamente certo que o cenário apenas piorou.
A Electronic Frontier Foundation alerta:
Além disso, várias dessas tecnologias de rastreamento de e-mail de terceiros tentarão compartilhar e correlacionar seu endereço de e-mail em diferentes e-mails que você abrir e até mesmo em diferentes sites que você visitar, moldando ainda mais seu perfil on-line invisível. E como as pessoas geralmente acessam seus e-mails de diferentes dispositivos, os vazamentos de endereço de e-mail permitem que rastreadores (e frequentemente observadores de rede) correlacionem sua identidade em todos os dispositivos.
EFF
O que são pixels de rastreio?
A técnica de rastreio mais comum é o chamado tracking pixel ou pixel de rastreio. Esse sistema é uma imagem que é carregada na mensagem, muitas vezes de forma invisível (um pequeno quadrado da mesma cor do fundo da mensagem, com 1×1 de dimensões), que contém parâmetros de carregamento que ajudam a identificar o destinatário. Ao abrir a mensagem, a imagem é solicitada ao servidor onde ela está hospedada, servindo como confirmação da abertura e ajudando a criar o perfil do usuário.
Portanto, o melhor método para evitar o rastreio é bloquear o carregamento de imagens em seu cliente de email. Essa é uma função que pode estar ativada por padrão na ferramenta, mas muitos usuários desativam por que “a mensagem fica feia” ou simplesmente porque a mensagem foi projetada para ser ilegível ou confusa sem o recurso visual.
Bloquear imagens não é uma solução 100% eficaz para impedir o rastreio de emails, mas é a mais importante e fácil de ser empregada. A partir desse ponto, explicamos como realizar esse processo e aumentar o nível de privacidade de sua caixa de entrada.
Como impedir o rastreio de emails no Gmail
Versão web:
- Clique em Configurações (o ícone da engrenagem no canto superior direito);
- No painel Configurações Rápidas, clique em Ver todas as configurações;
- Na primeira aba, Geral, desça e localize a seção Imagens;
- Marque a opção Perguntar antes de exibir imagens externas;
- Desça mais um pouco e clique para salvar as mudanças. Confirme.
Versão android:
- Acesse a opção Configurações ao clicar no menu hambúrguer;
- Clique na conta que você deseja configurar;
- Deslize até a seção Imagens;
- Marque a opção Perguntar antes de exibir imagens externas. Perceba que essa opção já pode estar ativada, se foi configurada na web.
Versão iOS:
- Acesse a opção Configurações ao clicar no menu hambúrguer;
- Clique na conta que você deseja configurar;
- Deslize até a seção Imagens e clique;
- Marque a opção Perguntar antes de exibir imagens externas. Perceba que essa opção já pode estar ativada, se foi configurada na web.
Como impedir o rastreio de emails no Outlook.com
O serviço web do Outlook.com não oferece a opção de bloquear por completo o carregamento de imagens, porém oferece a opção de carregar essas imagens através do seu próprio serviço, o que reduz as possibilidades de rastreio.
- Clique em Configurações (o ícone da engrenagem no canto superior direito);
- No painel que se abre, clique em Exibir todas as configurações do Outlook;
- Navegue para Geral > Privacidade e Dados;
- Na seção Imagens, ative a opção Sempre usar o serviço do Outlook para carregar imagens. Essa opção vem ativada por padrão em novas contas.
Como impedir o rastreio de emails no Microsoft Outlook (Office 365)
- Clique em Arquivo > Opções;
- Clique em Central de Confiabilidade;
- Clique em Configurações da Central de Confiabilidade;
- Marque a opção Não baixar imagens automaticamente em emails em HTML ou itens RSS.
Como impedir o rastreio de emails no Windows Live Mail
A última versão estável do Windows Live Mail foi lançada em 2012. Desde então, o programa foi descontinuado pela Microsoft em 2017. Mesmo assim, se você ainda está utilizando esse cliente de email obsoleto, é possível torná-lo mais seguro para impedir rastreio de mensagens.
- Navegue por Arquivo > Opções > Opções de Segurança;
- Na janela que se abre, selecione a aba Segurança;
- Na seção Baixar Imagens marque a opção Bloquear imagens e outros conteúdos externos em emails em HTML;
- Clique em OK para confirmar as alterações.
Como impedir o rastreio de emails no Apple Mail
A partir do iOS 15/macOS Monterey, lançados esse ano pela Apple, foi introduzido o sistema de Mail Privacy Protection. De acordo com a empresa, “o novo recurso ajuda os usuários a impedirem remetentes de saberem quando eles abrem um e-mail e mascara seu endereço IP de modo que ele não seja conectado a outras atividades online ou usado para determinar sua localização”. A ferramenta é auto-explicativa na primeira atualização realizada pelo usuário.
Entretanto, se você ainda está utilizando versões anteriores dos sistemas operacionais da Apple, é importante configurar o Mail corretamente.
Versão desktop:
- Selecione Mail > Preferências;
- Clique na aba Visualização;
- Desmarque a opção Carregar conteúdo remoto nas mensagens.
Versão iOS:
- Selecione Ajustes > Mail;
- Deslize até a seção Mensagens;
- Desmarque a opção Carregar conteúdo remoto nas mensagens.
Alternativas para proteger seu email
Fora do ecossistema dos serviços mais conhecidos, existem clientes de email com proteções nativas para sua privacidade e segurança.
Protonmail
O ProtonMail é um serviço de e-mail criptografado de ponta a ponta recomendado por especialistas em segurança. Todo e-mail que você envia ou recebe é primeiro armazenado em um servidor ProtonMail privado antes de ser enviado ao seu destino final, limpando seu e-mail de muitos dados privados. O serviço também anunciou recentemente um recurso de bloqueio automático de pixels de rastreio.
Thunderbird
O Thunderbird é outro serviço de e-mail com muitos recursos de segurança, sob a chancela da Mozilla. Por padrão, esse cliente bloqueia o rastreamento de pixel e tenta detectar e bloquear tentativas de phishing antes que cheguem à sua caixa de entrada.