0 Compartilhamentos 476 Views

Crie e personalize botões de configuração rápida em dispositivos Android

27 de abril de 2016

Quem utiliza um smartphone diariamente geralmente utiliza, ativa e desativa uma série de recursos com frequência. Wi-Fi, 3G, 4G, lanterna, câmera, modo avião, GPS, galeria, fotos, etc. A lista pode ser enorme.

Os dispositivos são tão repletos de funcionalidades, aplicativos e recursos indispensáveis, que o usuário muitas vezes se vê acessando telas e mais telas de configuração, menu após menu, em um processo que, vez ou outra, é capaz de confundir até a pessoa mais atenta.

Felizmente, existe um aplicativo no Android que é capaz de adicionar widgets e botões nas telas iniciais. Widgets e botões para configuração rápida. Por exemplo, botões para ligar e desligar o Wi-Fi, os dados móveis, a lanterna, o Bluetooth, o NFC, o roteador portátil, o player de áudio, etc.

Power Toggles

Também é possível, com tal aplicativo, adicionar widgets e botões para visualização dos níveis da bateria, controle do brilho da tela, sincronização de dados, trava da rotação automática da tela, controle de volume, e mais uma infinidade de outros.

Estamos falando do Power Toggles, aplicativo que, além de tudo, é totalmente gratuito e está disponível no Google Play. Neste tutorial, vamos te ensinar a instalá-lo, configurá-lo e utilizá-lo. É bem simples, vamos lá:

Baixando e instalando o Power Toggles

1) Baixe o Power Toggles no Google Play. Instale-o em seu dispositivo Android;

2) Após a instalação da app, mantenha seu dedo pressionado em alguma área vazia da tela de seu smartphone, até que o botão “Widgets” apareça, conforme imagem abaixo. Toque nele:

Power Toggles

 

Criando o widget que conterá os botões

3) A seguir, role a tela para baixo e localize o widget “Power Toggles 4 x 1”. Mantenha seu dedo nele pressionado e arraste-o então para qualquer uma das telas do seu smartphone ou tablet Android (para o local exato onde você deseja que o widget permaneça):

Power Toggles

4) A tela de configuração do Power Toggles será aberta automaticamente a seguir. Observe que já existe um widget inicial pré-configurado, contendo botões para ativação e desativação rápida de diversos recursos do aparelho, incluindo Wi-Fi, lanterna, localização, brilho, etc.

Você pode utilizar tal widget da maneira como ele está (simplesmente clicando no botão “Concluído”, no canto superior esquerdo), ou então personalizá-lo, conforme veremos a seguir.

Power Toggles

Através da presente tela, podemos personalizar o widget padrão, adicionando novos botões (Toggles), excluindo os já existentes, alterando seus rótulos e ícones, modificando detalhes cosméticos, etc.

Podemos, também, criar um novo widget, do zero, simplesmente excluindo todos os botões existentes, antes de qualquer coisa. Também é possível utilizar diversos temas, incluir divisores e até mesmo definir que tipo de efeito será utilizado quando clicarmos nos botões.

Criando e personalizando os botões

5) Para criarmos nosso widget totalmente personalizado, e também para que você tenha uma ideia de como tudo irá funcionar, vamos excluir quase todos os botões, deixando apenas um (o aplicativo não permite a remoção de todos – porém, este botão remanescente poderá ser posteriormente editado ou então apagado).

Repare, na imagem acima, que existem 7 botões. Vamos excluir 6 deles, começando pelo último, à direita (brilho). Toque nele e um popup será aberto, contendo algumas opções. Toque em “Remover”:

Power Toggles

Repita o procedimento acima até que reste somente o botão GPRS (dados móveis) – o primeiro, à esquerda.

6) Agora, vamos adicionar novos botões. Toque em “Adicionar Toggle” e você poderá então visualizar a lista com todos os botões/toggles disponíveis. Tal lista está dividida em 3 abas/seções:

  • Toggles: botões para ativação e desativação de recursos do smartphone e do Android;
  • Aplicativos: botões para acesso a todos os aplicativos instalados no dispositivo;
  • Personalizado: para ações mais complexas, como por exemplo digitalização de imagens com upload para o Google Drive, criação de nova planilha, etc. Esta modalidade de botão depende, obviamente, dos aplicativos instalados e também dos recursos neles presentes;

Power Toggles

Vamos nos concentrar, entretanto, na aba/categoria “Toggles”, a qual contém aqueles botões mais úteis e interessantes, até mesmo conforme o escopo deste tutorial.

Repare também que a listagem está subdividida, em categorias, para uma melhor visualização por parte do usuário (“dados móveis”, “rede”, “multimídia”, “exibir”, “hardware”, “comandos de aplicativos”, “root” e “outros”).

Role a tela para baixo e localize algum botão/toggle que gostaria de adicionar (por exemplo, Wi-Fi). Simplesmente toque no botão/funcionalidade, e ele será rapidamente adicionado ao widget exemplo exibido mais acima (conforme imagem abaixo):

Power Toggles

7) A partir daqui, tudo fica ainda mais simples e intuitivo. Simplesmente vá repetindo os procedimentos descritos no item 6, acima, até que tenha adicionado todos os botões desejados ao widget. Caso deseje, também é possível excluir a partir de agora o widget que sobrou no procedimento 5 (veja acima).

8) Chegou o momento de personalizar nosso widget e nossos botões. Para mover qualquer um deles, para a direita ou para a esquerda, simplesmente toque no botão desejado e então utilize o controle deslizante, arrastando-o. Também é possível alterar os ícones, utilizando o respectivo botão:

Power Toggles

9) Os menus “Estilo”, “Cores dos botões”, “Fundo”, “Divisores” e “Clique feedback” são praticamente autoexplicativos. Aqui, você pode alterar uma série de elementos dos botões e do próprio widget, deixando-os bastante personalizados, conforme o seu gosto. Em “Clique feedback”, é possível definir efeitos que serão exibidos quando você tocar em cada um dos botões.

10) E agora que você já criou seus botões e seu widget, simplesmente toque no link “Concluído”, no canto superior esquerdo. O widget contendo todos os botões que você criou será adicionado ao exato local que você definiu no procedimento 3 (veja acima).

Edições futuras do widget e dos botões

E para personalizar o widget e os botões posteriormente, basta acessar o aplicativo Power Toggles (através da gaveta de aplicativos, por exemplo) e então utilizar a opção “Tela inicial”: todos os seus widgets e botões estarão aí. Clique em qualquer um deles para iniciar a edição.

Obs: no tutorial acima fornecemos uma ideia básica a respeito dos botões, widgets e funções. Entretanto, você pode criar quantos widgets desejar, com a quantidade de botões que precisar. Você pode dividir recursos e aplicativos em vários widgets, redimensioná-los, etc. O céu é o limite1

Finalizando

O Power Toggles é um aplicativo capaz de agilizar bastante a rotina diária dos usuários de smartphones Android, permitindo que uma variedade bem grande de recursos, funções e aplicativos permaneçam fácil e rapidamente acessíveis. É simplesmente ativar e desativar. Simples assim!

Carregando...

Você pode se interessar

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Notícias
7 visualizações
Notícias
7 visualizações

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021

Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021

A consultora de DevOps e evangelista Nana Janashia apresenta um passo a passo de tudo que você precisa saber para dominar o DevOps em 2021.

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil
Notícias
10 visualizações
Notícias
10 visualizações

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil

Redação - 23 de fevereiro de 2021

O Canal Código Fonte TV realizou uma pesquisa salarial com mais de 11 mil programadores brasileiros. Entre os dados coletados é possível analisar a média salarial por: tecnologia, idade, gênero, região, entre muitos outros insights.

Seus dados vazaram. E agora?
Artigos
13 visualizações
Artigos
13 visualizações

Seus dados vazaram. E agora?

Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021

Seus dados pessoais foram vazados e essa é uma verdade praticamente inevitável. A meta agora é minimizar os possíveis danos e cobrar autoridades.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Entendendo o elemento time em HTML 5
Artigos
19 visualizações
19 visualizações

Entendendo o elemento time em HTML 5

Carlos L. A. da Silva - 5 de fevereiro de 2021
Como cortar texto sem usar uma linha de script
Dicas
26 visualizações
26 visualizações

Como cortar texto sem usar uma linha de script

Carlos L. A. da Silva - 11 de janeiro de 2021
Como começar a programar
Artigos
32 visualizações
32 visualizações

Como começar a programar

Carlos L. A. da Silva - 7 de janeiro de 2021
Como cancelar qualquer conta online para sempre
Dicas
33 visualizações
33 visualizações

Como cancelar qualquer conta online para sempre

Carlos L. A. da Silva - 30 de dezembro de 2020