0 Compartilhamentos 3 Views

De volta aos anos 80!

Stranger Things, da Netflix, restaurou os anos 80 e a série chegou na sua terceira temporada mantendo o mesmo nível de sucesso e nostalgia. Quem viveu a época lembra com emoção as referências culturais e sociais e quem não viveu pode conhecer um pouquinho daquela década.

Aproveitando a empolgação, a própria Microsoft entrou na brincadeira e, acredite se quiser, relançou o Windows 1.0. Não, não erramos o ponto: não é Windows 10 é Windows 1.0 mesmo, trinta e quatro anos depois, firme e forte.

Lembra dele? Se a memória é falha ou se você ainda usava fraldas em 1985, o saudoso Steve Ballmer pode refrescar sua memória:

Bons tempos… E agora você pode pegar na Windows Store o Windows 1.11 (não disponível na versão em Português da loja). Esse é um aplicativo de PC que, na verdade, emula a experiência de se ter o ancestral sistema operacional rodando na sua tela. Com o aplicativo, você pode jogar jogos, descobrir pistas e easter eggs do passado que ajudam a desbloquear conteúdo relacionado à terceira temporada de Stranger Things. Sim, a iniciativa da Microsoft é uma espécie de marketing cruzado com a Netflix.

Túnel do Tempo

Entretanto, agora que o fantasma da nostalgia está solto no mundo, não há mais volta e o Código Fonte se pergunta: como era a tecnologia da informação nos anos 80? Reunimos aqui algumas capas antológicas de revistas da época e, graças aos poderes do Archive.org, é possível visualizar as edições completas, preservadas para a posteridade. Preparado para embarcar nessa viagem?

1981

A edição da Byte de abril de 1981 trazia um “smartwatch” como destaque. A tecnologia demoraria ainda décadas para se popularizar e, definitivamente, não com teclas tão minúsculas. Confira a edição completa!

A edição da Kilobaud Microcomputing de outubro de 1981 apresentava o futuro da comunicação, com um sistema de mensagens que chegavam impressas. Confira a edição completa!

1982

A edição da Byte de abril de 1982 trazia um um terminal de handheld como destaque na capa. Confira a edição completa!

A edição da CVG (Computer and Video Games) de junho de 1982 pegava carona na Copa do Mundo da Espanha e dava destaque para o jogo World Cup Manager. Confira a edição completa!

1983

A edição da PC Magazine de juho de 1983 mostrava computadores portáteis chegando em Wall Street. Confira a edição completa!

A edição da brasileira Micro Sistemas de setembro de 1983 dava destaque para música digital, mas também já apresentava o velho dilema da pirataria de software. Confira a edição completa!

1984

A edição da Crash de março de 1984 exibia uma versão muito diferente e mais agressiva de Donkey Kong em sua capa. Confira a edição completa!

No ano de seu lançamento, a Macworld de novembro de 1984 apresentava o “Fat Mac”, o impressionante Macintosh com 512k de RAM. Confira a edição completa!

1985

A edição da Your Computer de março de 1985 dava destaque aos robôs, com direito a sorteio de um robô para seus leitores! Confira a edição completa!

A edição da PC Magazine de outubro de 1985 já apresentava verdades: “homens de negócio de verdade programam!”. Confira a edição completa!

1986

A edição da Crash de março de 1986 dava destaque para o “apresentador virtual” Max Headroom, que ganhava seu primeiro jogo. Confira a edição completa!

A edição da MacWorld de novembro de 1986 era dedicada aos processadores de texto. Confira a edição completa!

1987

A edição da Your Computer de março de 1987 trazia aplicações eletrônicas para as casas modernas e era um ancestral da tecnologia das casas inteligentes que viriam muito depois. Confira a edição completa!

A edição da Micro Sistemas de setembro de 1987 mostrava a importância da informática na educação. Confira a edição completa!

1988

A edição da CVG de fevereiro de 1988 trazia um bárbaro encarando um monstro em sua capa. Conan? Não, era Rastan chegando nos jogos eletrônicos. Confira a edição completa!

A edição da Amiga Computing de dezembro de 1988 encerrava o ano revelando “o drama secreto por trás da máquina milagrosa”. Confira a edição completa!

1989

A edição da Compute! de fevereiro de 1989 falava de dinheiro e trazia a análise de alguns programas de gerenciamento financeiro. Confira a edição completa!

A edição da Amiga Format de setembro de 1989 arranjava um novo elogio para os Amiga: depois de serem chamados de “máquina milagrosa”, agora era a vez de “máquina dos sonhos”. Confira a edição completa!

1990

A edição da Compute! de maio de 1990 ousava e apresentava os “hackers” de uma outra perspectiva. Confira a edição completa!

A edição da nacional CPU MSX #17 de 1990 trazia a solução do jogo clássico brasileiro Amazônia como o destaque da capa. Confira a edição completa!

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)
Notícias
22 visualizações
Notícias
22 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (19/07)

Carlos L. A. da Silva - 19 de julho de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox
Dicas
15 visualizações
Dicas
15 visualizações

Como ativar o DNS-over-HTTPS (DoH) no Firefox

Carlos L. A. da Silva - 18 de julho de 2019

Protocolo aumenta a segurança da navegação de seus dados e navegador da Mozilla por enquanto é o único com suporte oficial.

Autenticação através do GitHub com JavaScript e OAuth
Códigos
18 visualizações
Códigos
18 visualizações

Autenticação através do GitHub com JavaScript e OAuth

Redação - 17 de julho de 2019

Veja como criar de forma simples um botão social de login com Github usando OAuth. Neste guia Javascript com códigos que funcionam você aprende como. Confira o passo a passo e crie o seu.

Mais publicações

SEO // Dicionário do Programador
Vídeos
16 visualizações
16 visualizações

SEO // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 15 de julho de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)
Notícias
19 visualizações
19 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/07)

Carlos L. A. da Silva - 12 de julho de 2019
Conheça Astaroth: o Cavalo de Troia que se alastra no Brasil
Artigos
31 visualizações
31 visualizações

Conheça Astaroth: o Cavalo de Troia que se alastra no Brasil

Carlos L. A. da Silva - 11 de julho de 2019