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Inteligência Artificial: como ela vai mudar a forma como fazemos conteúdos de marketing e vendas?

A inteligência artificial é uma tecnologia emergente que vem mudando a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam e buscam informações. Sua capacidade de analisar grandes quantidades de dados e tomar decisões autônomas tem revolucionado diversos segmentos da sociedade, e o marketing não foi exceção.

Os algoritmos da inteligência artificial estão sendo usados para personalizar a experiência do usuário nas plataformas digitais, influenciar as escolhas de compra e tornar as campanhas de marketing mais eficazes. Mas qual é o impacto dessa tecnologia na forma como o conteúdo de marketing é produzido?

Pode ser uma tarefa desafiadora responder essa pergunta quando todo o texto acima foi gerado automaticamente por uma inteligência artificial, a Infinity Copy, sem nenhuma edição humana.

O que a gente pode afirmar é que a inteligência artificial é hoje uma realidade inescapável no mercado de marketing, assim como em diversas áreas de negócios que estão em busca de estratégias que criem vantagem competitiva.

A evolução dessa tecnologia tem sido exponencial. Para traçar um paralelo, foi em 2020 que vivenciamos pela primeira vez, de forma substancial, o modelo GPT-3, um gerador de textos automáticos, com poderoso algoritmo de linguagem, utilizando inteligência artificial para produzir artigos surpreendentemente coerentes em inglês.

A Infinity Copy foi lançada no Brasil em 2021, desenvolvida com um sistema gerador de copy, que cria copywriting prontas, totalmente em português e 100% originais. Através de cruzamento de referências e análise de dados, a ferramenta elabora textos conexos, adequados ortograficamente, que simulam o pensamento humano e a linguagem natural. A I.A. é treinada com milhares de exemplos e capaz de produzir conteúdos com objetivos diversos, como: vendas, engajamento ou reforço de marca. 

E ainda, usando o tom de linguagem escolhido pelo usuário: formal, informal ou divertido, por exemplo. Basta a inclusão de algumas frases para contextualizar o assunto e um clique, que surgem, em poucos segundos, opções de copywriting prontas para serem usadas.

Chegamos ao ponto onde as máquinas substituirão o trabalho do ser humano?

Sim e não. No que tange à habilidade de produção de textos, a I.A. é capaz de simular o pensamento humano e a linguagem natural. Porém, não possui habilidades de inovação, criatividade e principalmente, a capacidade de compreender de forma profunda e integral os sonhos, desejos e aspirações das pessoas para quem o texto está sendo direcionado. 

Quem trabalha com produção de conteúdo e copywriting para vendas, de forma escrita ou verbal, sabe que a construção de uma narrativa, elaboração do texto e estruturação das ideias são processos cheios de desafios. Além da questão tempo, que é determinante na relação entre produtividade e ganho financeiro, afinal, o dia ainda continua tendo apenas 24 horas. 

Por isso que, escritores, redatores, copywriters, profissionais de marketing e produtores de conteúdo que já utilizam inteligência artificial como suporte na criação de textos, entenderam que as funcionalidades tecnológicas não são concorrentes, mas sim, complementares às habilidades humanas, ajudando a resolver diversos problemas comuns na hora de escrever. 

Como a I.A. soluciona os desafios da produção de texto

Apesar de parecer simples e intuitivo, o processo de criação de texto pode ser bem complexo, custoso, árduo e demorado. 

Sentar na frente do computador e começar a escrever nem sempre é uma tarefa fácil. A falta de ideias, conhecida também como “bloqueio criativo” é um fenômeno bastante frequente, que implica na falta de inspiração e dificuldade na hora de criar copywriting para vendas.

Já o excesso de ideias também pode transformar a simples atividade de escrever, em uma missão extremamente frustrante e contraproducente, já que se torna quase impossível organizar tudo o que você tem na cabeça e transpor para o papel. É o que autores e copywriters costumam chamar de “síndrome da página em branco”

E se profissionais da redação passam por isso diariamente, imagine os pequenos e médios empreendedores que precisam produzir copywriting para o marketing digital de seus negócios e não conseguem investir na contratação de um redator nem possuem a habilidade técnica para desenvolverem copywriting para vendas de um jeito persuasivo e relevante.  

Tudo isso, sem mencionar o fator tempo, um dos ativos mais valiosos da vida moderna. Você sabia que para escrever um texto de cerca de 1.500 palavras, uma pessoa leva de 4h a 8h? Ou seja, além de ser um processo moroso, os ganhos através da produção de conteúdo ficam totalmente escassos e limitados ao tempo possível de desempenho humano. 

No entanto, os profissionais de redação, de marketing e empreendedores que já incorporaram as máquinas às suas vidas, estão alguns passos à frente das outras pessoas. Isso porque a inteligência artificial é capaz de automatizar respostas e amplificar as habilidades humanas, imbuindo velocidade, eficiência, economia de tempo e de recursos financeiros. Com I.A., nenhum desses problemas comuns continuam sendo problemas para quem escreve.

A chegada da Inteligência Artificial no setor de marketing

É difícil falar sobre ações e estratégias de marketing que já não dependam do uso de algum tipo de tecnologia para ser executada. 

O setor trabalha com softwares avançados de edição e criação de imagens, como Illustrator, Photoshop, Lightroom; sistemas integrados de gestão de redes sociais como Hootsuite, MLabs; ferramentas de automação de marketing como RD Station, Hubspot, MailChimp; e sistemas facilitados de criação de sites como WIX, WordPress e Square Space.

É de se espantar, por certo lado, que até pouco tempo ainda não houvesse ferramenta de automação para contribuir com o processo de gerar copywriting prontas, uma das tarefas mais realizadas dentro do marketing. 

Por que a tecnologia de gerador de texto automático se tornou foco da inteligência artificial?

Bom, copywriting como conhecemos hoje é um fenômeno que pode ser considerado recente. E para explicar melhor como esse conceito foi difundido, precisamos fazer um breve apanhado histórico. 

Todo mundo sabe que foi graças às duas Revoluções Industriais que a produção em massa de mercadorias se tornou uma realidade. Na prática, isso significava tornar acessível para as pessoas, produtos variados e em larga escala. 

Mas, foi após a II Guerra Mundial, mais especificamente na década de 50, que as empresas começaram a entender que havia muita oferta de mercadorias semelhantes no mercado e passaram, então, a buscar maneiras de se diferenciarem da concorrência. 

E é aqui que chegamos ao grande ponto! Ao perceberem que os produtos não se diferenciavam mais por atributos técnicos nem em inovação, as agências de publicidade notaram que precisavam mudar a forma de fazer propaganda. 

Foi nesse momento, então, que surgiram as estratégias de marketing com foco em uma comunicação criativa e persuasiva para chamar a atenção do consumidor em meio ao mar de tantas opções de produtos. 

Essa é a origem do copywriting como sabemos agora: a utilização de textos com o objetivo de vender produtos ou serviços, e construir marcas. 

Assim como a humanidade, as técnicas de copywriting para vendas evoluíram exponencialmente de lá pra cá, tornando-se cada vez mais importantes e valorizadas nos mais diversos nichos. 

Portanto, copywriting é o pilar de marketing de qualquer empresa que dependa de vendas para existir, seja de produtos ou serviços. 

Claro que, de modo geral, alguns tipos de negócios precisam de uma produção de conteúdo permanente e efetiva, por exemplo: profissionais de marketing, agências de publicidade, empreendedores digitais, gestores de tráfego e redatores. 

São nichos e profissionais que, caso não atinjam o volume e a qualidade necessários na produção de copywriting para marketing digital, sofrem um forte impacto em vendas e ficam com a sustentabilidade de seus negócios totalmente comprometida. 

Como o gerador de textos da Infinity Copy pode ajudar negócios e profissionais que dependem da produção de conteúdo?

Você já entendeu que a Infinity Copy é um gerador de textos inteligentes. E entendeu também que nem de longe, pretende substituir o trabalho de copywriters, escritores e redatores. Pelo contrário! A plataforma nasceu com o intuito de possibilitar que profissionais tenham sua capacidade de escrita amplificada, produzindo mais textos em menos tempo, podendo ter mais clientes e escalar faturamento. 

Com uma interface intuitiva e amigável, a Infinity é a primeira I.A. especializada em geração de conteúdo original do Brasil. Isso significa não só pioneirismo como também mais desenvolvimento. 

A plataforma possui tecnologias próprias, criadas para entregar um conteúdo mais acurado possível e com processamento de linguagem natural, isto é, escrevendo os textos de forma semelhante a um ser humano. Além disso, a I.A. é treinada com milhares de arquivos e sistemas de feedbacks, passando por melhorias contínuas.

As copywriting prontas são geradas por big data, onde a I.A. cruza centenas de milhares de informações da internet, reconhece padrões, contextos e gera resultados estatisticamente plausíveis e totalmente originais. Sim, não existe cópia de nenhum conteúdo e todos os textos gerados pela I.A. passam nos testes de plágio. 

Mas como funciona na prática? Ao acessar o site infinitycopy.ai e criar seu cadastro gratuitamente, você possui acesso imediato a mais de 30 modelos para criar copywriting para vendas e conteúdos variados, com diversos tipos de objetivos e para as plataformas mais utilizadas hoje em dia. A ferramenta também ajuda no processo de brainstorms e geração de ideias de conteúdos.

Sobre os modelos, você pode clicar em “Post para Redes Sociais”, por exemplo, e definir qual a finalidade da publicação, escolhendo entre: venda, engajamento e institucional. Selecionar o tom de voz para o texto, se deve ser criativo, formal, informal, etc. 

Optar se a publicação deve ser longa ou curta e preencher com poucas palavras, os campos sobre o que é a postagem e qual ação o leitor deve executar. Depois é só clicar em “gerar conteúdo” e você terá 3 opções de copywriting para marketing digital, para usar nas suas redes sociais. 

Se o seu objetivo for produzir conteúdo para Blog, há também os modelos de “Esboço de Blog Post” e “Expansor de Conteúdo”. Com o “Esboço de Blog Post”, preenchendo apenas as informações de título do post e ação desejada para o leitor executar, você vai ver surgir, quase como mágica, um texto com até 800 palavras como sugestão para o conteúdo do blog. 

Caso você já tenha iniciado a criação do texto para blog, newsletter, artigo e precise de ajuda para aumentar o conteúdo, o modelo “Expansor de Conteúdo” será uma excelente opção. Basta colar a frase que você gostaria de expandir, selecionar o tom de voz de conteúdo e voilà, mais uma copywriting pronta rapidamente. 

Tudo isso ainda, produzindo conteúdo com grande poder de indexação, pois como os textos são originais, a I.A. é treinada para usar as palavras-chave do nicho e entregar um conteúdo otimizado para SEO. 

Isso significa que quando um potencial cliente pesquisar pelo seu produto ou nicho, o conteúdo produzido pela I.A. tem maiores chances de aparecer nos resultados orgânicos dos buscadores. Importante dizer que a propriedade do conteúdo é integralmente do usuário e que não há compartilhamento de dados entre contas ou reutilização e refinamento de textos pela plataforma. 

A evolução do copywriting é a única certeza

Para quem trabalha com um volume maior de textos, a Infinity Copy lançou o “Escritor”, um gerador de copy potente, com os recursos clássicos do Word combinados com as facilidades da inteligência artificial.

Com esse documento do futuro, a criação e edição de textos em tempo real passa a beirar o surrealismo. Isso porque a ferramenta “Escritor” é capaz de elaborar textos longos, do início ao fim,  com o uso de modelos pré-selecionados, desenvolvendo conteúdos com mais de 2.000 palavras em um tempo inimaginável para um ser humano. 

Tudo realizado em poucos cliques, em uma sequência lógica, direcionada pela própria ferramenta. Na funcionalidade “Escritor” você cria um nome para seu documento, insere o tema do conteúdo que vai escrever e a I.A. apresenta automaticamente opções de título para escolher. 

Na sequência, baseado no título escolhido, é gerado o parágrafo de introdução e depois estruturas de abordagem de conteúdo. A partir da estrutura e os tópicos criados pela I.A., é só utilizar os modelos disponíveis direto no documento, para que o gerador de copy elabore os textos de desenvolvimento do conteúdo. Tudo isso em segundos. 

Essa funcionalidade permite aos clientes da Infinity produzirem artigos de blog, e-books, newsletters, textos para websites, e-commerces, trabalhos para faculdade, scripts de vídeos, podcasts e muitas outras opções de copywriting para marketing digital.

É fato que a Inteligência Artificial já está em todas as áreas do conhecimento: medicina, agronegócios, marketing, educação, etc. Se recusar a integrá-la no cotidiano é uma batalha perdida. A pesquisadora e professora Martha Gabriel, uma das pensadoras digitais mais influentes do Brasil, disse que “não teremos futuro sem nos misturarmos com as máquinas”.

Portanto, te convido a usufruir de todos os benefícios que essa tecnologia pode oferecer. Permita-se conhecer algo novo e extraordinário. Acesse o site da Infinity Copy AI e teste grátis todas as funcionalidades, que temos certeza que a experiência vai valer a pena.