0 Compartilhamentos 343 Views

Liderança na TI através da otimização dos processos

22 de junho de 2016

O termo processo pode parecer complexo, principalmente na área de tecnologia da informação, a TI. Porém, na prática é um conceito muito mais abrangente, que define como cada membro executa suas atividades e qual é o procedimento padrão para todos os colaboradores em uma companhia.

Isso porque a TI pode ser compreendida por meio da cultura, tecnologia e processos existentes em uma empresa, o que gera transparência, controle e visibilidade por parte dos decisores e líderes de departamentos. Indo muito além do que simplesmente analisar e compreender o que dizem os indicadores fornecidos pelos softwares.

A área de TI, além de ser analisada por meio de uma lupa microscópica, também deve abranger e auxiliar na criação de soluções para desafios bastante recorrentes nos dias atuais: pressão por produtividade, computação em nuvem, consumerização da TI, redes sociais corporativas e a elevação do nível de serviço.

Estes tópicos serão solucionados quando houver a disseminação e internalização de uma cultura que reflita em todas as áreas. Os líderes precisam mudar o posicionamento e pensar: “meu funcionário não deve ser um especialista, mas sim, um colaborador”, bem como deve definir a missão e valores com base nos três pilares principais: cultura, tecnologia e processos.

Mas qual é o valor estratégico da equipe de TI na empresa?

Fundamental e estratégica no organograma é definida por três pontos-chave. São eles: adoção para mostrar o valor agregado, optimização que revela a experiência do cliente, e transformação que gera inovação e progresso.

Impulsionando-os e criando uma estrutura que permita a escalabilidade, consegue-se remover a frustração e promover satisfação dos clientes, incentiva-se a produtividade e há redução de custos da equipe, constrói-se relacionamentos pró-ativos entre empresa e cliente, os quais também contribuem para o aumento da receita.

Para formar uma equipe comprometida e que foque nesses pilares sem atritos, é preciso escolher as pessoas certas, as quais impactam e demonstram sua importância no dia a dia, além de investimentos em sistemas de tecnologia e implantação de processos somente para o que for necessário.

A relevância da TI para meu negócio

Por meio do Business Intelligence (BI) promove-se a liderança dessa mudança cultural mediante a posse de dados. Existem dois modelos aplicáveis no mercado: o predictable e o exploratory. O primeiro, mais manual, funciona apenas quando se é chamado. Já o segundo, fornece a capacidade de entender o que está acontecendo, analisar e prever não apenas internamente, mas com o cliente, por exemplo.

Muito mais assertivo, esse método não apenas aguça a mentalidade curiosa, como ajuda a entender quais são as características e expectativas desse cliente. A mudança do modo de interação e compra também precisam ser consideradas. Hoje, o consumidor vai às compras por meio de um clique, requer comunicação instantânea e serviço de ponta.

Com a adoção de processos e tecnologia integrados, já é possível responder um tweet de 30 a 60 minutos, mensagens via Facebook de 2 a 4 horas e e-mail em até 24 horas. Transformando cada contato em oportunidade de conexão com o consumidor.

Clayton da Silva é diretor de Soluções e Sucesso do Cliente para América Latina e está na Zendesk desde 2012. É formado em Administração de Empresas pela Universidade Paulista, em São Paulo, e possui certificações nas áreas de Liderança e Empreendedorismo e Experiência do Cliente. Já atuou em diversas companhias ao redor do mundo, como CCI Channel Management Solutions e NSI Marketing Services, nas quais desenhou, implementou e coordenou programas de marketing.

Carregando...

Você pode se interessar

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Notícias
7 visualizações
Notícias
7 visualizações

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021

Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021

A consultora de DevOps e evangelista Nana Janashia apresenta um passo a passo de tudo que você precisa saber para dominar o DevOps em 2021.

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil
Notícias
10 visualizações
Notícias
10 visualizações

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil

Redação - 23 de fevereiro de 2021

O Canal Código Fonte TV realizou uma pesquisa salarial com mais de 11 mil programadores brasileiros. Entre os dados coletados é possível analisar a média salarial por: tecnologia, idade, gênero, região, entre muitos outros insights.

Seus dados vazaram. E agora?
Artigos
13 visualizações
Artigos
13 visualizações

Seus dados vazaram. E agora?

Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021

Seus dados pessoais foram vazados e essa é uma verdade praticamente inevitável. A meta agora é minimizar os possíveis danos e cobrar autoridades.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Entendendo o elemento time em HTML 5
Artigos
19 visualizações
19 visualizações

Entendendo o elemento time em HTML 5

Carlos L. A. da Silva - 5 de fevereiro de 2021
Como cortar texto sem usar uma linha de script
Dicas
26 visualizações
26 visualizações

Como cortar texto sem usar uma linha de script

Carlos L. A. da Silva - 11 de janeiro de 2021
Como começar a programar
Artigos
32 visualizações
32 visualizações

Como começar a programar

Carlos L. A. da Silva - 7 de janeiro de 2021
Como cancelar qualquer conta online para sempre
Dicas
33 visualizações
33 visualizações

Como cancelar qualquer conta online para sempre

Carlos L. A. da Silva - 30 de dezembro de 2020