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Manifesto Ágil: 5 Ações para Melhorar a Confiança entre Membros da Equipe

26 de julho de 2018

Você pode estar sofrendo de falta de confiança entre os membros do seu time, e ainda nem notou. Na verdade, é muito difícil perceber, já que confiança é, muitas vezes, inconsciente para nós.

Neste post, realçamos a importância da confiança em um time e listamos algumas ações para melhorar a confiança entre seus colegas.

 

Por que você deve se importar?

You may be deceived if you trust too much, but you will live in torment if you don’t trust enough.
– Frank Crane, American minister and author

Times com deficiência de confiança tendem a demorar mais para entregar tarefas, hesitam em pedir ajuda, guardam ressentimentos, evitam conversar com o time, além de outros comportamentos que contribuem para diminuição da velocidade da equipe.

Como você pode ver nesta pirâmide, retirada do livro de Patrick Lencioni, “The Five Dysfunctions of a Team”, sem confiança, o time não tem alicerce para alta performance.

Existem alguns indicadores de falta de confiança, os quais vamos explicar em mais detalhes para que você consiga identificar o problema em seus times, assim como mostraremos ações para construir mais confiança.

Indicadores de falta de confiança

As dicas abaixo não são apenas relacionadas à falta de confiança, mas se você reconhece uma ou mais delas, pode começar a pensar se isso é o seu problema ou não.

Silos de informação

Pessoas escondem informações de outras que você confia. Isso é natural e muitas vezes imperceptível. No entanto, como membro do time, você provavelmente verá efeitos desta falta de confiança.

A primeira coisa que você perceberá é que algumas informações estão restringidas a um grupo de pessoas, ou a uma única pessoa. Se tiver alguém altamente especialista em tarefas do dia a dia, então essa pessoa provavelmente não está compartilhando conhecimento com outros. Esse comportamento pode ser causado pelo medo da substituição ou comparação com outros por motivos quaisquer.

Reuniões Indesejadas

Se você sente que as pessoas nunca estão confortáveis quando recebem o anúncio de uma reunião, elas provavelmente possuem problemas de confiança. Já que não gostam de compartilhar informações, reuniões se tornam inúteis e chatas para elas.

Panelinhas

Panelinhas são um clássico exemplo de falta de confiança. Se seu time está dividido em diferentes “panelas”, haverá preferência por trabalhar dentro delas e evitar pessoas “de fora”.

Preferência em trabalhar individualmente

O mesmo que acontece com as panelinhas pode ser visto quando os membros do time preferem trabalhar individualmente, sem perguntar ou compartilhar qualquer informação. É importante não confundir introspecção com falta de confiança. Geralmente, os introspectivos tendem a fazer coisas sozinhos, mas quando se deparam com alguma dificuldade que sabem que alguém pode ajudar, eles pedem ajuda. Por outro lado, pessoas que não confiam em outras tentam resolver os problemas sozinhas.

Carga diferente de trabalho

Isso é muito comum. A carga de trabalho dada a uma pessoa é muito maior do que a outras. Além disso, geralmente não só a quantidade de trabalho é diferente como também a importância e dificuldade técnica do trabalho.

 

Ações

Ok, sabemos como detectar o problema, mas o que fazer? Bom, como todo problema de gerenciamento, depende do contexto. No entanto, há ações de boas práticas que você pode aplicar e, dependendo da raiz, pode ajudar você a impulsionar confiança entre os membros do time.

1. Comece com… confiança!

A primeira coisa que deve fazer é confiar. (Obrigado capitão Óbvio.) Você pode pensar que isso é estúpido ou óbvio, mas queremos dizer que você precisa começar a confiar nas outras pessoas, e também disseminar este comportamento. Liderar dando exemplo é a chave aqui.

Um jeito de impulsionar seria demonstrar explicitamente sua confiança dizendo: “Concordo com você”, ou “Eu sei que você consegue fazer isso”. Pessoas notarão mudanças em seu comportamento e começarão a imitá-lo, mesmo que inconscientemente.

  • De acordo com Dr. Henry Cloud’s no livro, Boundaries for Leaders, mudanças ficam explícitas quando você mostra às pessoas que:
  • as entende: pessoas podem reagir de diferentes maneiras, mostre que você as conhece e pode lidar com diferenças;
  • quer ajudá-las: esclareça que você não está falando para culpá-las ou algo do gênero. O que você está falando é para ajudá-las;
  • acredita na capacidade e habilidade delas: forneça evidências de que possuem competência para realizar o que você sugere. Caso falhem, mostre que você entende que erros acontecem, que não perderam credibilidade e continua contando com elas.

2. Incentive transparência

Algumas vezes paramos de confiar nos outros, pois sabemos muito pouco ou nada sobre eles. Para resolver isso, precisamos melhorar a transparência do nosso trabalho, tendo certeza de que todos sabem o que cada um faz. Isso pode ser alcançado através de quadros Kanban, reuniões semanais em que todos falem rapidamente que tarefa está em execução, ou qualquer outra atividade que mostre explicitamente que todos estão trabalhando em coisas diferentes, mas juntos rumo ao mesmo objetivo.

3. Conecte-se

Pessoas têm amigos. Elas não precisam fazer amigos na empresa … certo? Bom, sim. Mas isso não significa que precisamos agir como estranhos o dia todo.

No começo, as pessoas podem evitar compartilhar detalhes das suas vidas, e não há problemas nisso. Você pode melhorar isso ao deixá-las saber um pouco mais sobre você, o que pode falar sobre tópicos aleatórios como de onde você veio, quais esportes você segue ou porque gastou $300 na coleção do Crepúsculo. O importante aqui é a conversa, não o conteúdo.

4. Crie uma cultura na qual erros são permitidos

Se você é do tipo que grita quando alguém faz algo errado, você deveria parar. Cultura de retaliação e culpa é o oposto do que as pessoas precisam para criar confiança.

Como W. Edwards Deming fala: Blame the process not the people.

Isso não apenas melhora a confiança entre pessoas, como também garante que você está monitorando o processo e dá a importância que merece.

5. Envolva pessoas remotas

Quando trabalhamos com times geograficamente distribuídos, confiança é muito mais difícil de ser construída. Talvez você nunca conheça a outra pessoa cara a cara e sequer ouça a voz. Como criar confiança desse jeito? Bom, do mesmo jeito que a tecnologia nos permitiu trabalhar de lugares diferentes, também proporcionou toneladas de novas tecnologias para melhorar a comunicação.

Um detalhe extra aqui é que às vezes as pessoas estão em diferentes fuso horários. Portanto, gerencie a agenda de todos para que reuniões importantes sejam feitas em horários nos quais todos podem estar presentes, fisicamente ou online. Além disso, se estão em diferentes países, possuem diferentes culturas. Esteja ciente das diferenças para manter um relacionamento de respeito e confiança um no outro.

 

Conclusão

Falamos sobre mudanças em julgamentos, ambiente de trabalho, percepção, encorajamento, etc. Há um ponto importante para reforçar como conclusão do post: melhore a comunicação.

Pode parecer clichê, mas como você viu, e verá em muitos problemas que tiver ao longo da sua carreira, a solução será melhorar a comunicação. É importante checar com frequência como a comunicação acontece no seu ambiente de trabalho, e se é possível ser melhorada de alguma forma. Pois, no final, melhorar a comunicação vai sempre melhorar o processo.

Bill Gates tem uma boa fala: I’m a great believer that any tool that enhances communication has profound effects in terms of how people can learn from each other, and how they can achieve the kind of freedoms that they’re interested in.

Ou, se você prefere algo mais… popular, Ashley Tisdale diz: Communication is so key.

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