O direfencial competitivo pode ser resumido me três palavras: orientação (onde estou quando acesso o site e qual caminho percorro para encontrar o que eu quero), informação (é isso que eu quero, na forma que preciso!) e ação (posso fazer o que eu quero com esta informação: enviar por e-mail, copiar, unir-me a uma organização, comprar algo). Se um site pode oferecer apenas um ou dois desses três tópicos, então falhou.
Muitos websites produzidos hoje foram bem planejados. Outros por falta de profissionalismo cometem muitos erros. Algum deles são:
- 1. Usar a linguagem errada para os visitantes (muito técnica, muito amigável, muito fria, etc.)
- 2. Carregar nos efeitos especiais (como Flash) – muitos deles não suportados pelos browsers, dificultando a navegação do usuário;
- 3. Fazer textos difíceis de serem lidos (branco no preto, por exemplo, com fontes pouco utilizadas);
- 4. Deixar obscuro para onde o link irá levar o internauta;
- 5. Entupir o site com gráficos que carregam muito devagar;
- 6. Falar sobre os patrocinadores do site, ao invés de mostrar ao visitante os motivos pelos quais ele deveria visitar aquele endereço;
- 7. E este talvez seja o pior de todos: dizer uma coisa no papel mas a teoria é diferente. Exemplo: Estamos aqui para servi-lo! Mas se o site torna difícil ou impossível servir o visitante, o certo seria: Não ligamos a mínima para você!
Os aspectos básicos são um grande diferencial competitivos em um website, como sempre falamos e não custa nada repetir: