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Os 16 Maiores Erros que Você Pode Evitar no WordPress

Todos nós cometemos erros. E enquanto muitos deles não podem ser evitados, nós sempre podemos aprender com nossos erros. Melhor ainda: nós podemos aprender com o erro dos outros!

Aqui, temos uma coleção de 16 dos mais comuns erros que usuários e desenvolvedores do WordPress cometem. Aprenda com o que outras pessoas estão fazendo errando para que você não caia nas mesmas armadilhas em seu site ou blog.

1. Não Usar os Melhores Plugins

É impossível conhecer todos os plugins para WordPress. Através de tentativa e erro, você pode ir encontrando os que melhor se adaptam às suas necessidades. Entretanto, você pode encontrar algumas listas muito boas de recomendações. E pode começar por esta aqui: Os 15 Melhores Plugins para WordPress.

2. Esquecer de Fazer Backup

Nada funciona perfeitamente o tempo todo, especialmente no mundo da tecnologia. Falhas irão acontecer. Se você não estiver preparado, você acabar terminando com uma perda maciça de dados. Você pode fazer backups do seu site manualmente. Vá em Ferramentas, então Exportar. Ou facilite sua vida e utilize um plugin automático de backup como o WP-DB-Backup.

3. Usar uma Estrutura de Permalink Hostil ao Usuário

A configuração padrão do WordPress não está otimizada para mecanismos de busca nem para o usuário. Vamos combinar que um link permanente como https://www.meusite.com.br/?p=17916 faz menos sentido do que https://www.meusite.com.br/wordpress/16-erros-comuns-no-wordpress/17916. Para maximizar a otimização para mecanismos de busca, use sempre palavras-chave na sua estrutura de permalink. Veja como é fácil:

  • Vá em Options
  • Selecione Permalinks no seu Admin Panel
  • Na caixa Custom Text, digite “/%category%/%postname%/%post_id

4. Usar Apenas Um Servidor

Se você é um usuário do WPWebHost, pode pular esta etapa. Caso contrário, continue lendo…

Não subestime o valor de uma Content Delivery Network (CDN): ela pode melhorar drasticamente a qualidade da experiência do leitor. Veja como fazer:

  • Pesquise por serviços de CDNs como MaxCDN ou Cloudflare
  • Copie seu conteúdo em diversos mirrors ao redor do mundo.

Este procedimento irá facilitar para o seu visitante visualizar sua página, não importando em que canto do planeta ele esteja. Isto reduz o tempo de carga e alivia o servidor, já que nem todas as requisições estão sendo enviadas para o mesmo lugar.

5. Não Consultar as Estatísticas

Você dirigiria seu carro de noite sem ligar os faróis? Acho que não. Então porque você está levando seu site ou blog sem consultar as estatísticas de um programa de análise? O Google Analytics é fácil de implementar e monitora o tráfego de internet e mantem uma lista das palavras-chave que estão levando os visitantes para seu endereço. Tentar escrever para um público-alvo sem dados estatísticos é como jogar dinheiro pela janela.

6. Não Integrar com as Ferramentas de Webmaster do Google

Sem uma ajudinha, mecanismos de busca não indexam seu site com muito cuidado. Se você deseja ter todas as suas páginas indexadas, envie um Sitemap em XML para as Ferramentas de Webmaster do Google. Utilizando este serviço também implica em ter acesso a novas estatísticas que podem ser bastante úteis.

7. Ignorar o Uso de Informações do Autor no Google

O propósito das Informações do Autor no Google é aumentar a credibilidade e maximizar a exposição. E quem não gosta, não é? O processo é simples e o resultado é uma foto do lado da descrição nos resultados de busca.

8. Não Ter um Gravatar

Você sabe o que é um Gravatar? Gravatar, ou Globally Recognized Avatar (Avatar Reconhecido Globalmente), é uma imagem que aparece ao lado de um comentário em blogs ou fóruns de discussão. É uma imagem que representa você por toda a internet. Assim como as Informações do Autor no Google, Gravatars emprestam credibilidade e atraem atenção. Se você ainda não está usando um Gravatar, está na hora de mudar isto. O registro é simples, um processo único que terá grande influência na construção de sua identidade na web.

9. Usar o Favicon Padrão

Um favicon é o ícone associado ao seu site ou blog. Ele será exibido na barra de endereços do navegador, próximo ao título da página na aba, e ao lado do nome da página na lista de favoritos. A maioria dos novatos em WordPress utililzam o favicon que vem junto com o tema. Entretanto, se você quiser parecer mais profissional, você irá precisar de seu ícone personalizado. Aqui, um rápido passo a passo do que você pode fazer:

  • Pesquisar por um gerador de favicon gratuito na internet ou usar o excelente Greenfish Icon Editor
  • Crie seu arquivo (normalmente 16 pixels por 16 pixels, mas é bom ter em mãos versões maiores para outros usos, como 32×32, 64×64 ou 128×128)
  • Vá para a seção de imagens do seu tema
  • Substitua seu favicon padrão com seu design customizado

10. Dificultar a Vida dos Usuários Móveis

Nos dias de hoje, todo mundo tem um smartphone. Ou gostaria muito de ter um. Basicamente, se você está esperando um incremento no tráfego é melhor estar preparado para tornar seu site amigável aos usuários de dispositivos móveis. Você tem duas opções. A primeira alternativa é customizar seu conteúdo usando um plugin como WPtouch. Sua outra opção é utilizar um tema de WordPress que ofereça suporte para smartphones e tablets.

11. Usar o Gerenciador de Arquivos do cPanel para Transferências de FTP

Pesquisar por um bom cliente FTP pode levar tempo. Entretanto, clientes de FTP melhoram o trabalho de qualquer administrador de site. Enquanto o Gerenciador de Arquivos do cPanel tem uma interface lenta e dá erro (ou fecha) com frequência e sem aviso, um bom cliente FTP facilita a tarefa de subir, baixar ou alterar arquivos no servidor. Indeciso? Confira algumas alternativas nesta lista de programas gratuitos indispensáveis.

12. Sobrecarregar de Informação

Você pode achar que produziu seu site com o visitante em primeiro plano. Entretanto, é bem possível que você tenha criado seu site com seu bolso em primeiro plano. Visitantes gostam de simplicidade. Não os sobrecarregue com uma barra lateral lotada de opções, anúncios excessivos; widgets de todos os tipos para todos os lados, links saindo pelo ladrão. Tudo isso distrai o usuário daquilo que ele veio buscar: o seu conteúdo. Restrinja sua barra lateral apenas às mais importantes informações.

13. Desprezar Ferramentas de Criação de Blog

Porque se limitar à área de trabalho do WordPress? Use uma ferramenta de autoria de blogs! Ferramentas como o Windows Live Writer foram criadas para produzir conteúdo offline. Você pode escrevar sua próxima postagem, aperfeiçoa-la com ferramentas de formatação e outros recursos e então publicá-la.

14. Ignorar Atualizações do WordPress

O WordPress está constantemente lançando novas atualizações. Se um dono de site ignora estas atualizações, seu site estará aberto para problemas de segurança. Para resolver este dilema, só existe uma solução: não ignore as atualizações do WordPress. Estas novas versões foram criadas por algum motivo!

15. Utilizar uma Empresa de Hospedagem de Quinta Categoria

Se você está pensando em economizar dinheiro, pode ser tentador escolher uma destas empresas de hospedagem ultrabaratas que existem por aí. Naturalmente, muitas vezes o barato sai caro. Muitas destas empresas oferecem baixos preços porque oferecem menos recursos ou investem quase nada em suporte. Ao invés de contratar a empresa mais barata que apareceu no Google, consulte um conhecido, um especialista, alguém que já tenha uma presença na web desde um bom tempo. Descubra qual é a melhor empresa de hospedagem que cabe no seu orçamento e evite dores de cabeça mais pra frente.

16. Escolher um Tema Defeituoso

Existem dois fatores que você deve levar em conta quando estiver escolhendo um tema: a facilidade de implantação e a reputação da empresa que criou. Depois que você encontrar uma criadora de temas respeitável e um tema que seja fácil de navegar e usar aí sim você se preocupa com o preço. Escolher um tema baseado apenas no preço pode significar usar um tema que não é compatível com sua ideia, que tem defeitos graves no código, que é engessado e não permite customização ou que não oferece qualquer tipo de suporte.