0 Compartilhamentos 48 Views 1 Comments

Os 7 melhores plugins de backup para WordPress

15 de agosto de 2020

Pense no cenário: você investiu tempo, dinheiro, uma equipe no seu projeto, montou um site impressionante, cativou usuários, conquistou clientes e, repentinamente, uma catástrofe tirou tudo do ar. Pode ser uma falha nos servidores, um problema físico no serviço de hospedagem ou mesmo uma ação mal-intencionada de hackers. Vai perder tudo que tinha?

Se você é adepto de uma política de backups, basta restaurar a cópia mais recente de tudo e seu site estará de volta à ativa em um piscar de olhos como se nada tivesse acontecido. Se você não tem uma política de backups, nunca é tarde para começar e esse dia pode ser hoje.

A maioria das pessoas que não adota um backup não o fazem por ignorância, mas por preguiça pura e simples. Vamos combinar: ter um sistema de backup exige dedicação, disciplina e pode acabar dando a sensação de que foi trabalho em vão. Ele raramente é utilizado até o instante em que se torna fundamental.

Para os usuários de WordPress, não basta copiar os arquivos da raiz do site e colocar em um HD externo ou algo assim. Além de salvar seu tema, plugins, imagens e outras mídias, é necessário também salvaguardar seu banco de dados MySQL para preservar todo o conteúdo de suas postagens, seções e até comentários. Que trabalheira! Ou será que não?

Felizmente, se você está na plataforma WordPress, existem diversos plugins que podem facilitar essa tarefa. Removido o atrito do processo, qual será a sua desculpa? Para facilitar ainda mais, analisamos e selecionamos os sete melhores plugins de backup para WordPress.

1) BackWPup

BackWPup é um plugin para WordPress que oferece backups completos de seu site (arquivos e banco de dados), salvando seu acervo em diferentes opções. A variedade de escolhas é um dos destaques dessa solução e você pode guardar seu backup na nuvem (Dropbox, Azure, S3, Google Drive e mais) ou em outro servidor web via FTP,  com suporte a encriptação, agendamento e outros recursos profissionais. Além disso, conta com um Wizard que facilita muito a programação de tarefas de backup.

2) WP Time Capsule

WP Time Capsule se destaca entre os plugins de backup para WordPress por adotar uma abordagem diferenciada. No lugar de fazer um backup completo do site todo em intervalos regulares, ele monitora o seu site e faz um backup apenas daquilo que foi modificado, no momento em que a mudança acontece. Isso assegura que você sempre tenha a versão mais atualizada do seu serviço disponível para recuperação a qualquer instante. Uma das grandes vantagens dessa estratégia também é economizar espaço de armazenamento.

3) VaultPress

Se você busca uma solução econômica mas, ao mesmo tempo, confiável, VaultPress é o seu plugin para backup no WordPress. Ele faz parte do Jetpack da Automattic, a mesma empresa que administra o WordPress. Pode-se dizer que ele é praticamente o plugin “oficial” para essa tarefa. Apesar de ele não ser gratuito, como muitas soluções inclusas no Jetpack, ele apresenta preços que cabem em qualquer orçamento, sem abri mão de funcionalidades profissionais.

4) UpdraftPlus

Falando em confiabilidade e economia, UpdraftPlus é outro plugin de WordPress para backup que nós recomendamos. Ele é extremamente popular e utilizado em mais de três milhões de sites no mundo todo. Para pequenas empresas ou sites pessoais, existe uma versão gratuita que atende a suas necessidades, com backups completos automatizados e outros recursos, incluindo suporte a serviços de armazenamento na nuvem. A versão paga não é custosa e vale a conferida para sites maiores ou administradores de vários sites.

5) Total Upkeep

Total Upkeep é outro plugin de backup com versão gratuita disponível para WordPress. Se destaca dos demais pela extrema facilidade de uso: é capaz de gerar backups completos com um clique. Oferece opções de automatização e pode preservar sue conteúdo na nuvem, além de transferir seu backup para outros servidores por FTP/SFTP. Ele faz parte de uma solução mais abrangente, que também verifica erros de forma preventiva e facilita a transferência entre servidores, entre outros recursos.

6) BackupBuddy

BackupBuddy tem dez anos de experiência como um dos melhores plugins de WordPress para backup completo do seu site, incluindo arquivos e banco de dados. Sua interface é bastante amigável e a solução cumpre o que promete, embora sem se destacar em nenhum quesito. Ainda assim, é uma alternativa recomendável, estável, aperfeiçoada por uma década de uso, com fortes funcionalidades acopladas, como suporte a migração de sites e sistemas de proteção.

7) BlogVault

Apesar do nome, BlogVault não é um plugin de backup focado em blogs e suas ferramentas funcionam em qualquer site WordPress, independente do formato, com múltiplas opções de assinatura de acordo com o tamanho de seu site. Uma de suas funcionalidades matadores é a chamada “staging area”, uma área de teste em que é possível avaliar a restauração de um backup antes de entrar em produção e confirmar se está corretamente em seu lugar. Nos planos mais profissionais, traz integração com plugins de peso do ecossistema WordPress, como recursos de comércio eletrônico.

Carregando...

Você pode se interessar

Como desativar temporariamente sua conta do Facebook
Dicas
9 visualizações
Dicas
9 visualizações

Como desativar temporariamente sua conta do Facebook

Carlos L. A. da Silva - 19 de setembro de 2020

Preparado para um "detox" da rede social? O Facebook permite que você suspenda sua conta sem precisar apagá-la permanentemente.

Promoções de Jogos do Final de Semana (18/09)
Notícias
11 visualizações
Notícias
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (18/09)

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

O que você precisa saber sobre o Pix
Artigos
19 visualizações
Artigos
19 visualizações

O que você precisa saber sobre o Pix

Carlos L. A. da Silva - 16 de setembro de 2020

Será o fim de DOCs, TEDs e transferências? Novo modelo de pagamento eletrônico proposto pelo Banco Central está prestes a entrar em funcionamento.

One Response

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Como centralizar no CSS de forma definitiva
Dicas
21 visualizações
21 visualizações

Como centralizar no CSS de forma definitiva

Carlos L. A. da Silva - 12 de setembro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (11/09)
Notícias
24 visualizações
24 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (11/09)

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2020
Esse artigo foi escrito por um robô
Artigos
22 visualizações
22 visualizações

Esse artigo foi escrito por um robô

Carlos L. A. da Silva - 9 de setembro de 2020
Home Booth? Você quase trabalhou em um desses…
Artigos
33 visualizações
33 visualizações

Home Booth? Você quase trabalhou em um desses…

Carlos L. A. da Silva - 5 de setembro de 2020