0 Compartilhamentos 8 Views

Os bastidores da tecnologia: 12 fotos históricas

A tecnologia da ciência da computação modificou a face do planeta, do entretenimento ao consumo da informação, passando por análise de dados, produção digital e outros. Atualmente, não há uma atividade exercida pelo Homem em que não haja um processamento, um chip, um computador ou um dispositivo móvel associado a ele.

Mas essa revolução não começou hoje e é importante manter em foco suas origens e suas histórias. O fotógrafo Doug Menuez teve a honra de ser convidado por ninguém que Steve Jobs para documentar as figuras humanas por trás dessa indústria. Entre 1985 e 2000 ele teve acesso exclusivo aos bastidores desse mundo.

Através do projeto Fearless Genius (“Gênios sem medo”, em bom Português) ele finalmente compartilhou essas 250 mil imagens inéditas em um projeto online acessível a todos. Além do site oficial, Menuez pretende também integrar um documentário em longa metragem, uma exposição itinerante, uma série para televisão e web, além de outras iniciativas multimídia.

Selecionamos aqui doze fotos de inestimável valor histórico, uma pequena amostra da coleção, e recomendamos que todos conheçam o seu projeto, seja através do site ou do luxuoso livro publicado por Menuez.

1) Steve Jobs no ônibus com funcionários (1987)

“Embora Steve pudesse ser extremamente rude, crítico e ocasionalmente até mesmo vingativo, ele também era incrivelmente alegre, com um sorriso contagiante e energia irresistível. Nos primeiros dias da NeXT, ele costumava entrar, faminto para trabalhar. Ainda assim, não havia muitos momentos desenfreados de hilaridade como este, quando Steve voltava de uma visita à fábrica recém-escolhida com os funcionários da empresa em um antigo ônibus escolar amarelo alugado”.

2) Steve Jobs jogando bola (1987)

“Steve não era o tipo de cara que parecia relaxar. Ele geralmente estava focado como um laser na tarefa em mãos. Por isso, foi surpreendente ver Steve chutando essa bola de praia em um piquenique da empresa. Ele parecia estar se divertindo, mas parecia mais uma performance projetada para encorajar a equipe a relaxar. Ele sabia muito bem da experiência anterior que sua equipe precisava de pausas para sustentar a marcha forçada que culminaria no envio do produto”.

3) Bill Clinton é sabatinado (1995)

“Durante sua campanha de reeleição, o presidente Bill Clinton participou de um levantamento de fundos feito pelos principais CEOs do Vale do Silício. L. John Doerr (ao centro), interagindo com Clinton, ajudou a organizar a visita na casa de Regis McKenna. Durante o jantar, os CEOs encheram Clinton de questões relacionadas a questões complexas de tecnologia, comércio e economia. Ouvindo pacientemente, o presidente entregou uma resposta ponto por ponto a cada convidado, revelando um amplo conhecimento sobre todos os problemas, mesmo aspectos obscuros da tecnologia de criptografia. Todos pegaram seu talão de cheques e doaram generosamente para a campanha”.

4) Fundadores da Adobe no lançamento do Photoshop (1988)

“John Warnock e Chuck Geschke (sentado à esquerda) confiantemente preparam o lançamento do Photoshop, um programa de referência que transformaria totalmente a fotografia e as artes gráficas. Isso seguiu o primeiro software inovador chamado PostScript, concluído após 20 mil horas de codificação, que permitia que computadores pessoais conversassem com impressoras. Essa função aparentemente pequena foi incrivelmente difícil de alcançar e representou o maior avanço na impressão desde que Gutenberg inventou o tipo móvel em 1436. A dupla deixou o Xerox PARC depois que suas ideias brilhantes foram ignoradas e fundou a Adobe em 1982 com US $ 2 milhões. Eles leram exatamente um livro de negócios antes de iniciar a Adobe e pretendiam vender um computador desktop pessoal com uma impressora. Inicialmente, eles não imaginavam revolucionar a indústria de editoração eletrônica com fontes ou software de design. Poucos meses depois que eles abriram para os negócios, Steve Jobs apareceu (1982, ocupando o primeiro lugar como CEO da Apple) e exigiu comprar a empresa. Seu então em desenvolvimento Macintosh estava indo para as lojas com uma impressora a laser, mas sua equipe não conseguiu escrever o software necessário. Steve os pressionou para vender a Adobe e irem trabalhar para ele. Como Chuck contou a história, eles se recusaram, e Steve respondeu: ‘Vocês são idiotas!’ Eles ligaram para seus investidores, que os incentivaram a fazer um acordo com Steve. Eles aceitaram vender-lhe ações no valor de 19 por cento da empresa, pelas quais Steve pagou um múltiplo de cinco vezes da avaliação de sua empresa na época, além de uma taxa de licença de cinco anos para PostScript, antecipadamente. Isso fez da Adobe a primeira empresa na história do Vale do Silício a se tornar lucrativa em seu primeiro ano”.

5)  A pioneira Susan Kare (1987)

“Não é difícil dizer que os ícones divertidos e o design da interface de usuário de Susan Kare tiveram impacto na vida cotidiana de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo. Susan fazia parte da equipe original do Mac e projetou os ícones originais do Mac e boa parte da interface do usuário. Deixando a Apple com Steve após sua expulsão, ela se tornou co-fundadora e diretora de criação da NeXT Computer, onde supervisionou a criação de seus ícones e logotipo, trabalhando com o lendário Paul Rand. Mais tarde, ela projetou ou redesenhou ícones para muitos outros sistemas operacionais de computadores, incluindo o Windows e o OS / 2 da IBM. Aqui ela está ouvindo Steve em uma reunião com sua colega Kim Jenkins (à direita), enquanto ele discute as tarefas inacabadas que a empresa enfrenta. Kim, um membro-chave da equipe de marketing, veio da Microsoft para a NeXT, onde a divisão de educação que ela criou foi lucrativa além das expectativas de qualquer pessoa, dando uma verdadeira concorrência à Apple, que anteriormente dominava o mercado educacional”.

6) Programadora Sarah Clark na “Sala de Guerra” da Apple (1993)

“A programadora da Apple, Sarah Clark, manteve seu bebê recém-nascido com ela no trabalho, quase nunca deixando o prédio por dois anos, enquanto a equipe se apressava em terminar o software. Ela puxava as cortinas sobre o escritório para que os colegas soubessem quando era hora de dormir ou se ela estava amamentando. Sua dedicação era típica dos funcionários da Apple, e a gerência geralmente era grata. Horas flexíveis e outras modificações favoráveis ao trabalhador foram adotadas, e John Sculley mostrou liderança nomeando mulheres para posições de poder, incomuns no Vale do Silício na época. O que muitas vezes não é considerado é que quem escreve o código determina como a máquina se comportará e interagirá com o usuário. As implicações disso nem sempre são discutidas. E se alguém que não fosse um geek branco de 20 e poucos anos escrevesse o código? Uma visão de mundo diferente provavelmente mudaria as prioridades do redator de código, e isso provavelmente mudaria a natureza da tecnologia que está moldando profundamente nosso comportamento e cultura”.

7) Pausa para exercício em fábrica da Intel (1998)

“Trabalhadores dentro da maior instalação de fabricação de chips da Intel fazem exercícios e se alongam como parte de seu tempo de intervalo. A planta é uma sala limpa e estéril gigante, de modo que os ‘trajes de coelho’ devem ser usados por toda a instalação para evitar a contaminação por pele e cabelo. Esses trabalhadores produzem cinco chips por segundo, vinte e quatro horas por dia. Muitos deles são da tribo vizinha de Pueblo e mantêm suas tradições quando não estão trabalhando com novas tecnologias. Depois do trabalho, muitos cuidam de seus campos de milho e feijão com suas famílias antes do jantar”.

8) Ross Perot almoçando com a diretoria da NeXT (1986)

“Steve era um showman consumado que entendia o poder de um ambiente atraente. Isso nunca foi mais aparente do que naquele almoço incongruente e formal que ele ofereceu para Ross Perot e o conselho de administração da NeXT no meio do armazém abandonado que ele planejava transformar na fábrica da NeXT. Ele disse a Perot que eles estavam construindo a mais avançada linha de montagem robótica do mundo e que ‘nenhuma mão humana’ estaria montando hardware. Ele previu que a NeXT seria a última empresa de bilhões de dólares por ano no Vale do Silício e que enviaria dez mil computadores por mês. Perot, que na época patrocinava um movimento para reformar a educação nos Estados Unidos, ficou impressionado com a apresentação e investiu US$ 20 milhões, tornando-se um membro importante do conselho e dando à NeXT uma linha vital fundamental”.

9) John Sculley, o CEO que baniu Jobs (1990)

“Na fábrica de Fremont, o CEO da Apple, John Sculley, encanta a imprensa. Ele superou a severa timidez e gagueira para se tornar CEO da Pepsi e foi convencido por Steve Jobs a ingressar na Apple em 1983. Depois de forçar Steve a sair, John fez a Apple crescer de US $ 800 milhões para US $ 8 bilhões por ano em receita. Apesar dessa conquista incrível, ele foi frequentemente desacreditado  no Vale como o homem que demitiu Steve e por ser um cara de marketing, não um engenheiro. Na verdade, ele trabalhou duro para encontrar e encorajar as melhores ideias dentro da empresa, como o Knowledge Navigator, que em 1987 previu muitos aspectos da Internet de hoje, agentes de software e o potencial da tecnologia de comando de voz e tablet. No auge de seu poder, em fevereiro de 1993, ele estava sentado ao lado da primeira-dama Hillary Clinton no primeiro discurso do Estado da União do presidente Bill Clinton. John sabia que, apesar das aparências externas, a Apple estava inclinada para o caos, incapaz de reescrever seu sistema operacional e inovar contra a ameaça da Microsoft. Uma vez que as empresas de tecnologia têm vacas de dinheiro de sucesso, como o Mac, torna-se inerentemente mais difícil inovar, porque isso muitas vezes significa matar a vaca de dinheiro. O Macintosh da Apple foi lucrativo, mas sua participação no mercado estava caindo rapidamente devido ao crescimento do Windows. Enquanto isso, uma pequena equipe da Apple estava explorando um dispositivo de computação portátil. A solução de John para fornecer um novo fluxo de receita ao lado do Macintosh foi dar luz verde a essa unidade rebelde para desenvolver o primeiro assistente digital pessoal do mundo, ou PDA. O Newton, como era chamado, seria um novo tipo de produto para um mercado que ainda não existia. Foi uma aposta ambiciosa. Embora o Newton tenha falhado, ele validou a visão de John para liderar bilhões de dispositivos inteligentes e abriu o caminho para o Palm Pilot, em seguida, iPhone e iPad. Ironicamente, ele foi demitido em 1993 por se recusar a licenciar o Mac OS, mas deixou a Apple como a empresa de computadores mais lucrativa do mundo, com bilhões no banco”.

10) Steve Jobs explicando sua visão (1986)

“Steve dando uma lição de história sobre como a tecnologia evolui em ciclos de ondas de dez anos para sua nova equipe NeXT em uma reunião fora da fábrica. A cada poucos meses, Steve e os funcionários da empresa iniciante viajavam para um retiro no país com suas famílias para lidar com uma miríade de problemas técnicos. Lá ele regularmente realizava palestras para explicar sua visão para a empresa e encorajar seus brilhantes fundadores e funcionários a participarem plenamente de sua realização. Steve planejava aproveitar a próxima onda colocando o poder de um mainframe do tamanho de um refrigerador em um cubo de um pé a um preço acessível para as universidades, ‘transformando a educação’. Quando perguntei o que ele quis dizer com isso, ele disse que queria “algum garoto em Stanford capacitado para curar o câncer em seu alojamento.” Porque ele absolutamente acreditava que isso era possível, toda a sua equipe fez. Por trás dessa nobre meta, Steve também estava em busca de redenção e vingança depois de ser forçado a sair da Apple em um humilhante golpe na diretoria depois de ter afastado os principais membros do conselho e seu CEO, John Sculley. A maioria dos analistas do setor acreditava que a NeXT seria um enorme e rápido sucesso, assim como Steve. Em vez disso, foi o começo de uma década de luta difícil, muitas vezes amarga”.

 11) Os nerds também transam (1991)

“Um namorado e uma namorada da vida real representam uma metáfora elétrica rudimentar em uma festa de Halloween da Adobe. Os trabalhadores de tecnologia eram notoriamente ineptos e muitas vezes tímidos, especialmente os engenheiros masculinos. Jogos de fantasia e RPG eram populares, e qualquer oportunidade de se vestir com fantasias era bem-vinda. Esse casal repetiu o ritual em toda a empresa para o deleite dos colegas de trabalho”.

12) Bill Gates esnoba os fotógrafos (1992)

“O CEO da Microsoft, Bill Gates, discute conteúdo barato para as massas e debates com repórteres sobre a atualização vaporware há muito adiada para o Windows na Conferência Agenda 92, organizada pelo elegante e acirrado Stuart Alsop. Alsop não demonstrou piedade a Gates durante uma entrevista no palco, perguntando por que o Windows estava tão atrasado. Mais tarde naquele ano, na terceira influente conferência da TED, Gates estava no palco fazendo uma apresentação sobre o conteúdo digital e o custo da fotografia, dizendo: “Ninguém deve pagar mais de cinquenta pratas por uma fotografia”. Como explicou Gates, ele estava concluindo a construção de sua casa de alta tecnologia em Seattle, cujos interiores apresentavam telas com exibições de imagens em constante mudança. Licenciar imagens na escala que ele imaginava seria caro, então ele começou a pensar em como possuir ou controlar vastos bancos de imagens. Isso levou à ideia de formar um negócio de fotografia de estoque originalmente chamado Continuum, encarregado de desenvolver grandes bibliotecas de imagens para distribuição online. Mais tarde, pouco depois da crítica inicial das publicações de comércio de fotografia, o nome foi mudado para Corbis”.

Você pode se interessar

Manifesto Ágil: Os complexos requisitos das equipes
Artigos
3 visualizações
Artigos
3 visualizações

Manifesto Ágil: Os complexos requisitos das equipes

Plataformatec - 3 de Maio de 2018

Uma abordagem sobre a complexidade e incerteza de cada projeto.

Aumentando a vida do seu SSD
Artigos
4 visualizações1
Artigos
4 visualizações1

Aumentando a vida do seu SSD

Carlos L. A. da Silva - 2 de Maio de 2018

Tudo que é bom um dia acaba, mas seu SSD não precisa acabar tão rápido assim! Com algumas dicas, é possível estender ao máximo sua vida útil.

Promoções de Jogos do Final de Semana (27/04)
Notícias
2 visualizações
Notícias
2 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (27/04)

Carlos L. A. da Silva - 27 de Abril de 2018

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Como medir a velocidade de um drive USB
Dicas
2 visualizações
2 visualizações

Como medir a velocidade de um drive USB

Carlos L. A. da Silva - 25 de Abril de 2018
7 Alternativas (gratuitas) para Fortnite Battle Royale
Artigos
12 visualizações
12 visualizações

7 Alternativas (gratuitas) para Fortnite Battle Royale

Carlos L. A. da Silva - 24 de Abril de 2018
Promoções de Jogos do Final de Semana (20/04)
Notícias
6 visualizações
6 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (20/04)

Carlos L. A. da Silva - 20 de Abril de 2018