0 Compartilhamentos 89 Views

Seis programas, aplicativos e sites para a pandemia do novo coronavírus

19 de março de 2020

A pandemia do novo coronavírus se agrava a cada dia e a recomendação das autoridades é ficar em casa, fazer a higiene das mãos e praticar o distanciamento social. Assim como em outros momentos, a tecnologia pode nos ajudar a superar essa crise.

Pela primeira vez na História, lojas como Apple Store e Google Play estão reprimindo duramente a publicação de aplicativos relacionados ao assunto mais procurado (comunicado oficial da Apple | comunicado oficial do Google). Para evitar o surgimento de programas maliciosos ou oportunistas, com informações falsas ou duvidosas e para filtrar o ruído na comunicação, as duas lojas aplicaram restrições brutais nesse momento crítico e essa foi uma decisão sábia.

Portanto, recomendamos enfaticamente que se evite o download ou o acesso a sites, aplicativos e programas de origem duvidosa. Como em todos os eventos importantes da História, hackers e scammers aproveitam a curiosidade humana ou o medo para se infiltrar, aplicar golpes e induzir à instalação de malware. Recentemente, um aplicativo chamado COVID-19 Tracker foi alvo de um alerta por ser um ransomware disfarçado.

Entretanto, existem aplicativos e programas de fontes oficiais que podem ajudar você e sua família a se manterem informados sobre o avanço da pandemia, obter dicas de práticas recomendadas por institutos sérios, simular cenários e se distrair em meio ao caos e até mesmo colaborar, de alguma forma, com a pesquisa pela cura ou vacina. Confira nossa lista selecionada a dedo de sugestões:

1) Coronavírus – SUS (Android | iOS)

Esse aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde do Brasil com o objetivo de  facilitar o acesso a informações sobre o Coronavírus Covid-19 e combater a propagação de notícias falsas. Através desse aplicativo gratuito, é possível obter dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.  Em português.

2) CDC (Android | iOS)

Centers for Disease Control, dos Estados Unidos, se tornou famoso em filmes e séries, mas é uma organização real, respeitada no mundo inteiro. Através do aplicativo é possível se obter boletins em tempo real sobre a expansão do COVID-19, além de recomendações de saúde pública e práticas de combate à pandemia. O aplicativo também apresenta um mapa global dos casos confirmados da doença. Em inglês.

3) Organização Mundial de Saúde

A  World Health Organization (ou Organização Mundial de Saúde – OMS, em português) está na linha de frente do combate mundial à pandemia. Através do seu site, governantes, pesquisadores e civis preocupados podem obter informações apuradas sobre o COVID-19, incluindo recomendações de tratamento, métodos de proteção e dados em tempo real sobre o avanço da doença. Em inglês.

4) Johns Hopkins Coronavirus Resource Center

A Escola de Medicina John Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, é uma das instituições de estudo mais conceituadas no mundo em questões de saúde e epidemiologia. Por iniciativa própria, a universidade organizou um centro de recursos com informações sobre o novo coronavírus e um mapa virtual interativo, com contagem de infectados, mortes para o vírus e indivíduos curados, com base em dados obtidos da OMS, do CDC e outros órgãos de saúde. Em inglês.

5) [email protected]

A iniciativa não é nova e já existe desde 2000: utilizar o poder computacional ocioso de milhares de colaboradores espalhados por todo o globo para estudar moléculas e realizar simulações de proteínas para pesquisa de novos medicamentos e até vacinas. Em outras palavras, seu PC, ao invés de carregar um protetor de tela quando não está em uso, irá processar dados. O aplicativo está oferecendo desde o final de fevereiro seus esforços para auxiliar na busca por uma resposta para a pandemia do coronavírus e qualquer um pode participar, baixando e instalando o programa para PC, Mac, Linux e alguns dispositivos Android.  Em inglês.

6) Plague Inc

Os desenvolvedores do jogo Plague Inc já vieram a público ratificar que o título não é um simulador de epidemias no sentido científico e que o público deve buscar informações concretas junto a órgãos oficiais. Embora ele empregue conceitos realistas e possa ajudar a entender o avanço do COVID-19 em linhas gerais, seu objetivo principal é entreter, como um jogo faria. O título apresentou uma explosão de vendas no início da crise na China e acabou tendo sua comercialização banida no país. Em inglês.

Carregando...

Você pode se interessar

Dicas para melhorar a postura enquanto trabalha em casa
Artigos
14 visualizações
Artigos
14 visualizações

Dicas para melhorar a postura enquanto trabalha em casa

Carlos L. A. da Silva - 2 de junho de 2020

Nem tudo são flores no home office e problemas de postura e equipamento podem causar fadiga corporal.

Promoções de Jogos do Final de Semana (29/05)
Notícias
16 visualizações
Notícias
16 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (29/05)

Carlos L. A. da Silva - 29 de maio de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como criar um “modo noturno” para seu site
Dicas
14 visualizações
Dicas
14 visualizações

Como criar um “modo noturno” para seu site

Carlos L. A. da Silva - 27 de maio de 2020

Três linhas de código permitem que sua página web troque de estilo em dispositivos com opção habilitada.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Você está aprendendo JavaScript errado
Artigos
17 visualizações
17 visualizações

Você está aprendendo JavaScript errado

Carlos L. A. da Silva - 25 de maio de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (22/05)
Notícias
25 visualizações
25 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (22/05)

Carlos L. A. da Silva - 22 de maio de 2020
A origem do Zoom
Artigos
23 visualizações
23 visualizações

A origem do Zoom

Carlos L. A. da Silva - 19 de maio de 2020