0 Compartilhamentos 160 Views

Vantagens na utilização do WordPress

20 de setembro de 2018

Um sistema de gerenciamento de conteúdo pode ser o perfeito meio-termo entre depender completamente de um criador de sites e programar o seu HTML do zero. Se, por um lado, um CMS oferece facilidade na hora de produzir conteúdo, permitindo que o seu criador se concentre na sua expertise, por outro lado é uma ferramenta poderosa o bastante para disponibilizar recursos de customização e controle que não existem nos criadores de sites mais simples.

Dentro desse contexto, o WordPress reina triunfante como plataforma de CMS, após anos de liderança no mercado. Vamos analisar aqui suas vantagens e um bom serviço de hospedagem voltado para essa plataforma.

História do WordPress

A plataforma foi desenvolvida em 2003 por Matt Mullenweg e Mike Little, como um substituto da ferramenta de blogging chamada b2/cafelog, que havia sido descontinuada. De uma necessidade pontual, emergia um produto que começaria a se consolidar logo no ano seguinte e, em 2004, o WordPress já recebia uma de suas funcionalidades mais marcantes: a Plugin Architecture.

Esse suporte nativo abriu as portas da ferramenta para uma forte comunidade de desenvolvedores que passou a criar seus próprios plugins, em benefício de todos, moldando uma solução modular capaz de se adaptar a diferentes cenários e necessidades.

Em 2005, WordPress adicionou uma estrutura integra de comentários e moderação, se tornando uma solução CMS completa.

Em 2010, Matt Mullenweg transferiu a administração da plataforma para a WordPress Foundation, uma organização beneficente com o objetivo expresso de “democratizar a publicação através de programas de Código Aberto, GPL”. Desde então, a plataforma segue recebendo atualizações frequentes e novas funcionalidades, um ecossistema vivo e dinâmico em constante adaptação.

Facilidade de uso

O principal atrativo do WordPress é sua facilidade de uso, que permite que qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de um editor de texto convencional consiga publicar conteúdo em um site uma vez que ele esteja configurado. Isso torna a plataforma a melhor solução para uma equipe de manutenção que não tenha familiaridade com ferramentas de web possa assumir o controle de um site após sua criação.

Com sua interface simples, mas funcional, qualquer usuário pode produzir texto, adicionar imagens e outros elementos de multimídia, formatar o conteúdo e basicamente criar qualquer tipo de página que desejar sem interferir com o código fonte subjacente e sem precisar de domínio das tags HTML.

Essa facilidade não interfere com outra característica marcante do WordPress: sua flexibilidade. De um site de relacionamentos a uma loja comercial de produtos, passando por páginas corporativas ou mesmo um blog pessoal, como em suas raízes, quinze anos atrás, o WordPress é capaz de entregar os recursos necessários para o funcionamento de diferentes tipos de websites, seja com funcionalidades nativas, seja com seu amplo catálogo de temas e plugins.

Outro atrativo poderoso é sua capacidade de agendar publicações, um recurso muito conhecido para quem trabalha com marketing em redes sociais. Com o WordPress, é possível escrever um rascunho de postagem e, logo em seguida, marcar a data e o horário em que esse conteúdo estará disponível para os visitantes. Sem a necessidade de configurações adicionais a nível de servidor, a própria plataforma de encarregar de executar a tarefa agendada e publicar a página no momento exato solicitado.

Customização máxima

Enquanto a facilidade de uso torna o WordPress atraente para usuários leigos, profissionais de longa data da internet elogiam a modularização da plataforma. Com os plugins corretos, o CMS pode ter toda sua utilização customizada sem limites, trazendo para dentro de sua simplicidade um nível de complexidade normalmente encontrado em soluções herméticas ou proprietárias. WordPress é compatível com uma ampla seleção de plugins que adicionam funcionalidades que podem ser combinadas e não são poucos os desenvolvedores que optaram por contribuir para o sucesso da sua comunidade.

No lado do design, WordPress também está bem abastecido: existe um universo de temas que podem ser utilizados imediatamente, adaptáveis de acordo com a necessidade de cada site. Sem precisar de conhecimento em Photoshop ou editores sofisticados, o usuário médio pode simplesmente selecionar a melhor opção de tema para a proposta de seu negócio e ter a certeza de estar adquirindo um visual elegante e compatível com os princípios do design responsivo para diferentes dispositivos.

Nenhuma dessas opções, entretanto, exclui a possibilidade do desenvolvedor de sites trabalhar com suas próprias soluções, desenvolver suas funcionalidades do zero ou produzir um layout único para o cliente. O suporte a plugins e temas do WordPress é elogiado por sua ampla capacidade de integração e produzir uma customização que se encaixe na plataforma é uma das alternativas que a plataforma oferece.

SEO em WordPress

Um bom posicionamento em mecanismos de busca é uma preocupação que os proprietários de sites devem ter em mente e nem sempre um serviço de criação de sites é capaz de atender.

Mecanismos de buscas possuem regras rígidas sobre os elementos de marcação semântica e metadados que uma página HTML deve possuir, mas o WordPress foi desenvolvido com foco nesses padrões, gerando automaticamente um código de alta qualidade que é amigável aos mecanismos de busca. O resultado disso é um posicionamento positivo, que pode ser ainda mais melhorado com o plugin certo de SEO.

Comunidade atuante

Mais do que uma plataforma comercial, WordPress é uma comunidade global de desenvolvedores que atuam para se ajudar mutuamente. Não são poucos os usuários que compartilham suas experiências,  esclarecem dúvidas e ajudam a manter a plataforma crescendo e evoluindo, com sugestões, soluções, plugins, temas e opiniões.

WordPress e HostGator

A HostGator tem noção da importância do WordPress para proprietários de sites e oferece planos de hospedagem integrados à plataforma. O WordPress já está pré-instalado, assim como plugins para loja virtual e templates, para que o usuário intermediário possa iniciar imediatamente o desenvolvimento do seu conteúdo, pulando a etapa de configuração inicial. A meta é oferecer um gerenciamento fácil sem abrir mão de recursos avançados.2030

Os servidores HostGator contam com uma arquitetura diferenciada que garante muito mais velocidade de carregamento para seu site, além de segurança e desempenho acima da média. O serviço de hospedagem também conta com backups automáticos e um sistema de CDN que otimiza os acessos de seus usuários.

Para os que não se sentem ainda seguros com o funcionamento do WordPress, a HostGator possui um time de especialistas disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, para prestar atendimento além de disponibilizar farto material de consulta.

Para quem está preocupado com a segurança, a HostGator atrela a sua Hospedagem WordPress um serviço independente de varredura automática que busca a ação de spammers e malwares na plataforma, garantindo a integridade do sistema e de seus dados.

Com planos de hospedagem diferenciados, adaptados às necessidades de seus usuários, a aliança entre os serviços da HostGator e os recursos do WordPress torna essa combinação uma alternativa eficiente, econômica e poderosa para diversos tipos de sites.

Você pode se interessar

Vídeos
1,655 compartilhamentos6,803 visualizações

Reagindo a Vagas de Estágio // Vlog React #91

Thais Cardoso de Mello - 21 de março de 2019

Confira no vídeo se o que dizem sobre os estágio no Brasil realmente faz sentido.

A Inteligência Artificial que era perigosa demais
Artigos
3 visualizações
Artigos
3 visualizações

A Inteligência Artificial que era perigosa demais

Carlos L. A. da Silva - 21 de março de 2019

A estranha história da pesquisa que precisou ser engavetada por um bom motivo...

TypeScript // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações

TypeScript // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 18 de março de 2019

TypeScript é o termo falado nesse Dicionário do Programador, conheça mais sobre o assunto.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)
Notícias
11 visualizações
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)

Carlos L. A. da Silva - 15 de março de 2019
Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,812 visualizações
1,655 compartilhamentos6,812 visualizações
World Wide Web completa 30 anos!
Notícias
13 visualizações
13 visualizações

World Wide Web completa 30 anos!

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre
Artigos
134 visualizações1
134 visualizações1

Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019