Chegando agora no CodigoFonte, resolvi compartilhar com vocês um dilema que algumas tem passado e chegaram a comentar comigo: saber se devem ou não começar a usar o novo Windows 8.1.
O Windows 8.1 é um polimento geral do Windows 8, esse que por sua vez é completamente diferente do Windows 7. Há até uma melhoria geral em termos de interface e foram adicionados alguns recursos interessantes, mas não deixa de ser o Windows 8. Comece com o seguinte pensamento, se você já usou ou conhece alguém que usa o Windows 8 e não se sentiu tentado a mudar, com a versão 8.1 não será nada diferente. Conheça as novidades da nova versão:
Aspectos visuais
Botão iniciar
Esse talvez tenha sido um dos principais motivos que levaram a uma certa rejeição inicial durante o primeiro contato que as pessoas tiveram com o sistema. Uma estrutura que era mantida há mais de dez anos pela empresa não poderia ser desfeita de uma hora para outra. Esse choque de mudança fez sim com que a maioria dos usuários preferisse permanecer com o Windows 7 em um primeiro momento. Nessa última versão, a Microsoft entendeu a necessidade de trazer novamente o botão iniciar, mas não se iluda: o menu iniciar não está de volta, o botão iniciar agora nada mais é que um atalho à nova interface Metro do sistema.
Outro recurso adicionado, como pudemos ver na imagem anterior foi a possibilidade de utilizar o papel de parede do desktop também na interface Metro. Quem preferir também pode fazer a customização da interface modificando cores e texturas do plano de fundo, são bem mais opções que a primeira versão do Windows 8.
A partir de agora você tem mais duas opções de tamanho para as tiles, ideal para quem precisa de muitos atalhos e não abre mão da organização do ambiente de trabalho.
Pesquisa integrada
Ao fazer qualquer pesquisa na interface metro o Windows automaticamente consulta no Bing os termos pesquisados. Assim fica muito mais fácil e rápido localizar tudo o que você imaginar. Por exemplo, ao clicar no menu iniciar e digitar San Francisco veja que automaticamente você tem informações sobre a cidade, atrações turísticas, população, tempo e muito mais. Ao pesquisar por um cantor ou banda você tem acesso à história da banda, assim como uma lista de suas músicas (tanto no acervo da Xbox quanto as que estão no seu computador). A pesquisa não se limita somente a comparar o nome das coisas com o que está sendo pesquisado. Se o conteúdo for uma imagem, por exemplo, ela é mostrada como um miniatura. Se for um vídeo, mostra uma prévia – sem que o usuário precise abri-lo. De todos os novos recursos do Windows 8.1, esse pode-se dizer que é o mais sofisticado e, com um pouco de prática, um dos mais produtivos.
Outra novidade é o recurso multitarefa. Aqui vale ressaltar que a quantidade de tarefas permitidas varia de acordo com o tamanho e resolução da tela. Na maioria das telas de resolução convencional 1366 x 768 pixels o sistema permite no máximo 2 tarefas lado-a-lado. Utilizar esse recurso é muito simples, basta arrastar algum dos programas em execução da barra lateral para o centro da tela, e depois escolher em qual posição ele deverá ficar.
Menor consumo dos recursos da máquina
O consumo de memória, processador e placa de vídeo já estão sendo reduzidos desde o Windows 8, se levarmos em consideração o consumo do 7 (até aí nenhuma novidade). O que acontece com a versão 8.1 é passou a existir um melhor aproveitamento do hardware disponível, como uma melhor multitarefa com a mesma quantidade de memória RAM, um constante consumo de CPU baixo e uma melhor atribuição de cargas gráficas para a GPU.
A pergunta que não quer calar: vale a pena?
Para quem já possui o Windows 8, o upgrade ocorrerá mais cedo ou mais tarde, principalmente porque você não vai pagar por isso. Saber se vale a pena ou não depende mais da sua opinião sobre o Windows 8 do que as vantagens da nova versão 8.1. Se você é usuário do Windows 7, lembre-se que não sai de graça – e o preço é salgado por sinal, em torno dos R$ 700. De qualquer forma, não custa dizer que o 8.1 já conquistou o quarto lugar entre os sistemas mais utilizados no mundo. Antes de mudar, o melhor mesmo é colocar na balança os prós e contras e avaliar o que vai atender melhor às suas necessidades.
É isso pessoal, espero que tenha sido útil para vocês, um abraço e até a próxima!