O Facebook é uma janela aberta para dados pessoais e a maioria das pessoas não se dá conta do quanto compartilha nem com quem compartilha informações. Descontando os eventuais vazamentos, autorizados ou não pela própria rede social, a própria plataforma por padrão nem sempre é transparente com a quantidade de dados que estão expostos.
Uma das “funcionalidades” que pouca gente conhece é a possibilidade de qualquer pessoa acessar a lista de fotos curtidas por qualquer usuário no Facebook a qualquer momento. Esse é um recurso padrão, que não pode ser desativado. Sabendo o operador de busca correto, é possível descobrir uma lista de fotos em que uma determinada pessoa demonstrou interesse.
Para ter acesso a essa lista, basta digitar no campo de busca do Facebook a pesquisa “photos that NOME DO USUÁRIO liked” (sem as aspas). Vejamos o exemplo a partir de uma pesquisa em cima do Presidente da República Jair Messias Bolsonaro:
Clicando no link Ver tudo no canto superior direito ou na parte inferior, é possível visualizar em outra página a lista completa de fotos curtidas pelo usuário:
Se a lista for muito grande, é possível filtrar os resultados pelo menu lateral ou com novos operadores. Por exemplo, é possível organizar por data, acrescentando operadores como:
- “this week”
- “last week”
- “this month”
- “last month”
- “this year”
- “last year”
Nossa busca ficaria “photos that NOME DO USUÁRIO liked OPERADOR DO TEMPO”:
Outra possibilidade de filtro é encontrar apenas fotos publicadas por uma determinada pessoa e curtidas por outra. Nesse caso, a pesquisa seria “photos of NOME DO USUÁRIO 1 that NOME DO USUÁRIO 2 liked”. Veja o exemplo:
Esse método de pesquisa revela somente aquilo que foi compartilhado publicamente. Se a foto original está disponível apenas para os amigos da pessoa que publicou, apenas os amigos poderão visualizar quem curtiu. Fotos compartilhadas de forma privada não aparecem nos resultados, a menos que você tenha acesso originalmente.
Lembrando também que existem homônimos na internet e o algoritmo de busca não faz distinção entre eles.