Todo dia você copia e cola no Windows 10. Um Ctrl+C aqui e um Ctrl+V ali, seja de arquivos, seja de textos, seja de imagens, não importa, esse é um recurso que faz parte do cotidiano dos usuários do Windows desde mil novecentos e coquinho.
Tudo isso é possível graças ao conceito de Área de Transferência. Se você não sabia, esse é o espaço na memória onde o Windows guarda tudo que você copia. Mesmo depois que você cola alguma coisa, aquilo que foi copiado permanece armazenado até ser substituído por outra coisa ou a Área de Transferência ser esvaziada.
Mas, e se eu disser que você não está aproveitando ao máximo a Área de Transferência do seu sistema operacional? Usuários mais afiados certamente já utilizam utilitários que incrementam sua funcionalidade, porém, desde a atualização de Maio do Windows 10, o recurso passou a contar com várias melhorias nativamente.
Para ver tudo que a Área de Transferência pode oferecer agora no Windows 10, você precisa ir em Configurações | Sistema | Área de Transferência:
Com o Histórico da área de transferência ativado, você pode armazenar até 25 itens na memória para utilizar mais tarde. Usando as teclas Win + V (ao invés do Ctrl+ V), você visualiza a lista completa do conteúdo armazenado, podendo fixar elementos, excluir ou colar o que desejar.
Outra opção para quem utiliza vários dispositivos é sincronizar automaticamente o texto entre os dispositivos, através da nuvem.
Para quem se preocupa com a privacidade, todas essas opções vem desabilitadas por padrão e são ativadas apenas por iniciativa do usuário. Ainda é possível limpar tudo que esteja guardado na Área de Transferência (exceto itens fixados, que precisam ser removidos um a um).