DNS-over-HTTPS (DoH) é um protocolo que aumenta a segurança da sua navegação, critpografando as requisições de DNS.
Por padrão, navegadores pegam o endereço que você digitou ou clicou e enviam uma solicitação para os servidores DNS para obter o endereço correto de IP do servidor onde o site está localizado. Essa informação trafega de forma aberta na internet e pode ser interceptada por terceiros maliciosos.
Entretanto, através do DoH, essa requisição trafega através de conexões HTTPS na porta 443 para servidores habilitados para o protocolo e toda a informação viaja de forma critpografada. Esse protocolo funciona a nível de navegador e é capaz de prevalecer sobre o método tradicional de acesso por DNS no sistema operacional, contornando limitações e filtros impostos por operadoras de serviço de internet, por exemplo. Desta forma, DoH é capaz não apenas de aumentar a segurança da navegação do usuário como também sua privacidade.
Atualmente, apenas o Firefox oferece suporte para esse recurso. Operadoras e entidades governamentais protestaram contra sua aplicação no Reino Unido, dada sua capacidade de burlar a vigilância de conteúdo considerado nocivo ou em violação das leis de direito autoral. Por conta da resistência, essa funcionalidade não está habilitada por padrão no navegador.
Como ativar o recurso do DNS-over-HTTPS (DoH) nas configurações do Firefox
- Vá no Menu do Firefox e navegue até Opções.
- Na tela seguinte, na área Geral, role a página até o final, na seção Configurações de rede e aperte o botão Configurar Conexão.
- Marque a opção Ativar DNS sobre HTTPS.
- Irá abrir uma caixa de seleção com provedores de DNS. Por padrão, uma vez ativado o recurso do DoH, o Firefox passa a utilizar os servidores do Cloudflare. Mas você pode customizar a solução com o servidor de DNS da sua escolha.
- Aperte OK para concluir a configuração.