A Microsoft avisou com bastante antecedência e agora aconteceu: o suporte ao Windows 7 foi oficialmente encerrado em janeiro desse ano. A partir de agora, o sistema operacional lançado em julho de 2009 não receberá mais atualizações de segurança ou correções de falhas.
A recomendação da empresa é que os usuários migrem para o Windows 10 o mais rápido possível. Entretanto, para quem não tem bala na agulha, ainda é possível fazer essa migração gratuitamente. A oferta de upgrade que a Microsoft disponibilizou lá em 2015 para estimular a expansão do seu novo sistema operacional, ainda está ativa, de acordo com relatos de vários usuários.
Oficialmente, essa opção foi encerrada em julho de 2016, mas esse caminho permanece aberto devido à vista grossa da Microsoft.
É importante frisar que essa é uma oferta de upgrade, não de instalação do zero do Windows 10. Para desfrutar dessa dica, você irá precisar de uma versão ativada do Windows 7, 8 ou 8.1 instalada na máquina e seguir os próximos passos:
- Visite a página oficial de download do Windows 10.
- Clique na opção Baixar Ferramenta Agora para fazer o download da mídia de instalação MediaCreationTool.
- Execute a ferramenta e escolha opção de upgrade para seu PC. É possível realizar esse procedimento a partir da própria máquina em que o Windows 10 será instalado ou a partir de outra máquina, criando-se um “disco” de instalação que pode ser um ISO ou Flash Drive.
- Siga as instruções na tela.
- Quando o upgrade terminar, deve ser possível ir já no Windows 10 até Configurações | Atualização e Segurança | Ativação e completar os procedimentos de ativação da licença digital do sistema operacional.
Essa oferta pode ser suspensa ou cancelada a qualquer momento, sem aviso, então seja rápido. Permanecer com o Windows 7 vulnerável na máquina também é um risco para a segurança e a estabilidade do sistema a médio e longo prazo.