Por mais que o Twitter limpe sua base de usuários, remova bots e combata as contas criadas com o único propósito de serem trolls, a triste verdade é que essa é uma luta ladeira acima, difícil de vencer. Mas isso também não significa que suas notificações precisem estar lotadas de alertas indesejados.
O portão de entrada para essa avalanche de bots está na facilidade de se abrir uma conta na rede social, o que não apenas acaba permitindo que um desafeto crie uma conta paralela como também permite a criação de contas em massa por redes inteiras de robôs.
Você pode tentar por conta própria identificar bots no Twitter, bloquear e denunciar suas contas. Mas é como tentar tampar um vazamento em uma represa com o dedo.
Felizmente, o próprio Twitter possui uma configuração que ajuda a aliviar o volume de notificações oriundas de contas questionáveis. E, como dizem, longe dos olhos, longe do coração.
Para bloquear notificações de possíveis perfis falsos, você pode ir em Notificações na sua conta (https://twitter.com/settings/notifications_timeline na web) e silenciar alertas vindos de pessoas que têm uma foto padrão de perfil, que não confirmaram o e-mail e que não confirmaram o número de celular.
O Twitter criou esses filtros porque contas criadas automaticamente não costumam adicionar uma foto de perfil (embora bots mais sofisticados já sejam capazes de adicionar fotos de bancos de imagens), não confirmam conta de e-mail (a menos que também estejam vinculados a redes de spam) e não confirmam o número de celular.
Você pode também restringir ainda mais as notificações marcando as outras opções, mas isso também reduziria significativamente a possibilidade de ampliar sua rede social.