Apesar da entrada agressiva da Epic Games Store no já concorrido mercado de lojas digitais para PC, a hegemonia do Steam como a principal alternativa para desenvolvedores e jogadores segue firme e forte.
Segundo Joan Blachere, da desenvolvedora independente Motion Twin, responsável pelo jogo Dead Cells, “no geral, o Steam é uma plataforma bastante completa de serviço. Tem desvantagens? Pilhas deles. Eles poderiam fazer melhor? Certo. No entanto, tendo trabalhado com todos no negócio, posso dizer com confiança que o Steam é o melhor, por uma vasta distância”.
Por conta disso, um grande volume de desenvolvedores, de todos os segmentos, comercializa seus títulos na loja virtual e esse é um volume que vem crescendo em uma velocidade impressionante nos últimos anos (conforme o gráfico abaixo ilustra). Todos querem seu jogo de PC disponível no Steam.
Passo a Passo para Publicar Seu Jogo no Steam
Desde o encerramento do programa Greenlight, vender seu jogo de computador na loja virtual da Valve se tornou extremamente fácil e um procedimento aberto a todos através do Steam Direct. Não é necessário ter empresa aberta ou nome jurídico, basta ter uma conta bancária com número IBAN e suporte a SWIFT para o recebimento das vendas (esse é um recurso praticamente universal para a maioria dos bancos seu gerente pode orientá-lo nesse sentido).
Apesar de simples, algumas etapas e uma taxa simbólica são necessárias para completar o processo.
Cadastro no Steamworks
Para publicar seu jogo no Steam, você irá necessitar de um cadastro no chamado Steamworks. Nessa etapa, você irá precisar fornecer dados particulares para o Steam, incluindo os códigos bancários. Também será necessário preencher formulários de imposto relacionados à legislação norte-americana, onde a Valve está localizada (conhecimento de Inglês é importante, mas não é nada que um Google Translator não resolva).
Pagamento de Taxa
O Steam cobra o chamado Product Submission Fee, no valor de US$100. Essa tarifa pode ser paga através de qualquer sistema de pagamento aceito na loja brasileira, incluindo boleto bancário e cartão de crédito. Segundo os termos de uso da plataforma, “a tarifa não é reembolsável, mas você receberá o valor de volta no pagamento feito assim que o produto alcançar uma receita bruta ajustada de, no mínimo, $1,000.00 USD”.
Prepare seu jogo para lançamento
Agora, que você cuidou da burocracia e do pagamento, já é possível pensar na distribuição do seu jogo. Você precisará criar a página da loja, enviar versões do produto, configurar recursos do Steamworks e informar o preço desejado. Capriche na apresentação, com telas capturadas, um ou mais vídeos de apresentação, artes ilustrativas, uma descrição cativante do jogo e tudo que você acredite que possa atrair seu público.
Aprovação da Valve
Essa é a etapa final, mas não depende de você. Depende da Valve. Mas não se preocupe: critérios como qualidade ou popularidade não serão levados em conta pelos avaliadores. O Steam deve se certificar de que seu jogo não irá violar os termos de uso da loja. Desta forma, estão proibidos:
- Conteúdo adulto que não está adequadamente classificado nem possui verificação de idade
- Declarações caluniosas ou difamatórias
- Conteúdo do qual não é proprietário ou não possui os direitos adequados
- Conteúdo que viole as leis de qualquer jurisdição na qual seja disponibilizado
- Conteúdo que explore crianças de alguma forma
- Aplicativos que modifiquem os computadores dos clientes de formas inesperadas ou prejudiciais (ex.: vírus, softwares mal-intencionados)
- Aplicativos que tentem adquirir dados confidenciais, como as suas credenciais do Steam ou dados financeiros (como dados do cartão de crédito), de forma fraudulenta.
Além de eventuais violações de conduta, a Valve irá avaliar também se você cumpriu todas as etapas da criação de sua página, se o jogo roda corretamente, se tudo foi configurado como deveria ser. Esse processo pode demorar de 1 a 5 dias. Em caso de problemas, você será notificado e terá a oportunidade de resolver possíveis pendências.
Lançamento do Jogo
Cumpridas todas as etapas anteriores, seu título estará pronto para ser vendido na loja. Entretanto, o Steam ainda possui algumas regras para o lançamento: mesmo que seu jogo esteja finalizado, será necessário um período de espera de pelo menos 30 dias após a confirmação do pagamento e um período de duas semanas após a criação da página oficial. Essas regras garantem que a Valve tenha certeza de sua identidade e idoneidade bancária e que a página do seu jogo ganhe tração e potenciais interessados antes do lançamento, além de oferecer uma janela para que você mesmo aperfeiçoe o produto ou a página de apresentação.
O Steamworks oferece uma ampla documentação em Português sobre cada uma destas etapas, além de oferecer dicas importantes para desenvolvedores iniciantes e veteranos.