0 Compartilhamentos 1722 Views

Como descobrir quais aplicações estão usando a internet no Windows

26 de janeiro de 2018

Em algum momento, todo mundo passa por problemas de conectividade com a internet. Em muitos casos, a culpa é da operadora. Em outros, o problema está em uma configuração no Windows. Mas também existem aqueles momentos em que uma aplicação desconhecida está sequestrando sua banda.

Muitos programas utilizam sua conexão de internet para trafegar dados com seus servidores centrais, às vezes sem o seu conhecimento. Se esse tráfego for muito elevado, esse processo pode ser o diferencial entre escolher o programa X ou Y que executam funções similares. Mas também existem casos em que o programa é completamente desconhecido para você, possivelmente um malware,  e está consumindo banda, prejudicando o uso normal da internet.

Verificar como cada aplicação está usando a internet é mais fácil do que parece no Windows, graças a uma ferramenta embutida no sistema chamada de Monitor de Recursos.

Para acessar a Ferramenta, basta digitar “resmon” no menu Executar do Windows (atalho Win + R). No Windows 8, será necessário digitar “resmon.exe” para isso funcionar.

Na aba Rede do Monitor de Recursos,  são exibidos todos os processos que estão utilizando sua rede nos últimos 60 segundos. A tela exibe o nome do processo, que geralmente é o mesmo nome do programa, o PID (número identificador do processo), a média de bytes enviados por segundo, a média de bytes recebidos por segundo e a média combinada de transferência de dados por segundo.

Antes que você considere estranho, svchost.exe é uma ocorrência extremamente comum nessa lista: ele faz parte do Windows e funciona como um intermediário entre outras aplicações e o uso da internet. Se você deseja esmiuçar quais aplicações estão utilizando o svchost.exe, vai precisar da ferramenta gratuita Process Explorer, oferecida pela própria Microsoft.

Para investigar outras aplicações, basta clicar com o botão direito no processo que deseja averiguar e escolher a opção Pesquisar Online. Isso irá iniciar uma busca na web por mais informações. Se estiver seguro do que está fazendo, você também pode fechar o processo com a opção Terminar Processo.

Também é possível exibir mais informações sobre o processo selecionando-o na caixa de seleção ao lado do seu nome. Isso irá revelar o endereço de IP de conexão, na área logo abaixo do Monitor de Recursos.

Fique atento a aplicações que você não reconhece, que não tenha iniciado e que estejam consumindo quantidades excessivas de banda. E mantenha sempre seu antivírus atualizado, assim como outras soluções de segurança.

Carregando...

Você pode se interessar

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
119 visualizações
Artigos
119 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021

O novo sistema operacional da Microsoft está entre nós, mas talvez não seja uma boa ideia pular de cabeça.

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)
Artigos
246 visualizações
Artigos
246 visualizações

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)

Carlos L. A. da Silva - 6 de outubro de 2021

V8 é o interpretador JavaScript, também chamado de máquina virtual Javascript, desenvolvido pela Google e utilizado em seu navegador Google Chrome. Com o peso de seus criadores e a quase onipresença do navegador, foi apenas uma questão de tempo para essa implementação do JavaScritp se tornar dominante no mercado. Entretanto, um bom desenvolvedor sabe que […]

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
428 visualizações
Artigos
428 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
529 visualizações
529 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021
Top 25 comandos do Git
Artigos
669 visualizações
669 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021
Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
723 visualizações
723 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021