Categorias

Como encriptar seu dispositivo móvel

Não existe “privacidade demais”. Quando se trata de dispositivos móveis, isso se torna uma questão de segurança pessoal. Eles já deixaram de ser aparelhos telefônicos há muito tempo e registram nosso cotidiano, métodos de pagamento, dados privados, acesso a redes sociais, agenda. São verdadeiros cofres dos segredos mais íntimos ou uma janela para golpes nas mãos de criminosos.

Por causa disso, quando um celular é perdido ou furtado, não se trata apenas do custo de mercado do aparelho. Há todo o risco de uma invasão de privacidade que pode terminar com consequências imprevisíveis.

Felizmente, é possível encriptar nativamente todo o conteúdo de um dispositivo móvel e dificultar, quando não impedir por completo, o acesso não-autorizado a suas informações.

Como encriptar um dispositivo Android

Apesar do recurso estar disponível no sistema operacional móvel do Google, é necessário ter em mente duas desvantagens da criptografia em dispositivos Android: queda de agilidade na inicialização e a necessidade de resetar para os padrões de fábrica se você desejar reverter o processo. São desvantagens pequenas quando comparadas com os benefícios de segurança, mas é importante tomar essa decisão com consciência.

Para habilitar a encriptação em aparelhos Android, é preciso também estar com a bateria completamente carregada ou com o dispositivo plugado no carregador. Prepare-se também porque o processo não é rápido e pode levar até uma hora para ser concluído.

Siga os seguintes passos:

  1. Vá até Configurações | Segurança.
  2. No menu Codificação (pode ser Criptografia, dependendo da versão do sistema operacional), você terá a opção Codificar Telefone (ou Tablet).
  3. Leia o aviso do Android e confirme a operação. Será necessário fornecer seu código de acesso ao aparelho ou criar uma.

Aparelhos Android mais modernos podem já ter a criptografia ativada por padrão. Nesses casos, aparecerá a mensagem Criptografado no menu e não será necessário configurar mais nada.

Como encriptar um dispositivo iOS

Encriptação é padrão nos aparelhos da Apple, como o FBI descobriu a duras penas. Para ter certeza de que está tudo direitinho, confira se foi estabelecida uma senha para seu dispositivo em Ajustes | Touch ID e Código. Existem outras formas de garantir a segurança do seu aparelho iOS, mas todas elas asseguram a criptografia do conteúdo, sem a necessidade de configurações adicionais.

Como encriptar um dispositivo Windows Phone

Se você ainda possui um Windows Phone com o sistema Windows 10 Mobile, você não está desprotegido: o aparelho conta com o recurso do BitLocker para realizar sua criptografia interna. Entretanto, a funcionalidade está desabilitada por padrão e precisa ser ativada manualmente.

Siga os seguintes passos:

  1. Vá em Configurações | Sistema | Criptografia do dispositivo.
  2. Na tela seguinte, mova o controle deslizante de Ativado para habilitar o recurso.

Você pode continuar utilizando o dispositivo normalmente, enquanto o processo de encriptação acontece nos bastidores.