0 Compartilhamentos 175 Views

Como fazer uma compra online segura com cartão de crédito

27 de janeiro de 2015

Segundo dados do E-bit, o comércio eletrônico no Brasil vai de vento em popa. Somente durante o primeiro semestre de 2014, o e-commerce brasileiro faturou 16,06 bilhões de Reais, um valor significativamente maior do que o registrado para o mesmo período em 2013 (R$ 12,74 bilhões).

Ainda segundo o E-bit, o aumento no faturamento do setor se deve também ao aumento de lojas online, bem como a um maior número de produtos à disposição do consumidor (e, para você ter uma ideia, entre os dias 1 de Janeiro e 30 de Junho de 2014, mais de 5 milhões de pessoas compraram online pela primeira vez).

Com tantas pessoas e dinheiro envolvidos, e levando em consideração a enorme quantidade de situações e ambientes sob os quais ocorrem as compras online, é essencial que o comprador não se descuide de sua segurança. Principalmente porque estamos falando de um tipo de compra onde geralmente são utilizados cartões de crédito como meio de pagamento.

Cartão de CréditoPreparamos algumas dicas para que você possa comprar online com mais segurança, utilizando seu cartão de crédito. Confira:

1) Conexões seguras, HTTPS, SSL e “cadeado” no navegador: fique atento

Somente compre em websites que ofereçam uma conexão segura. Assim que você entrar no processo de compra propriamente dito (logo após informar seu usuário e sua senha, por exemplo, ou então assim que adicionar um item ao carrinho), verifique se a loja online está utilizando o protocolo HTTPS (confira se a URL é exibida no navegador da seguinte maneira: “https://www.nomedaloja.com.br/”).

Além disso, verifique se o seu navegador exibe um cadeado, próximo ao nome da empresa (à esquerda da barra de endereços). Verifique também se tudo está OK, se o cadeado e o nome estão sendo exibidos em verde (sinal de que tudo está OK).

Informações certificado SSL no Firefox

Verificando o SSL no Firefox

Clique também sobre este cadeado e confira os dados exibidos logo em seguida, para ter certeza de que as informações correspondem, se o nome da entidade é exibido corretamente. Aí você também pode conferir dados a respeito do certificado SSL, seu prazo de validade e o tipo de criptografia utilizado.

Informações certificado SSL no Google Chrome

Verificando o SSL no Google Chrome

A utilização de SSL (Secure Socket Layer) é essencial. Isto garante que as informações (como os dados do seu cartão de crédito) trafeguem do seu computador para o sistema remoto, para o servidor (no caso, a loja virtual), com segurança, criptografadas.

2) Utilize sempre versões atualizadas dos navegadores

Uma dica simples mas que pode evitar muitas dores de cabeça: use sempre as versões mais recentes do Google Chrome, do Firefox, do Internet Explorer, do Safari, ou de qualquer outro navegador. Assim você evita problemas com brechas de segurança e/ou bugs que ainda não foram corrigidos.

Certifique-se, aliás, de que o seu browser está configurado para instalar atualizações automaticamente. No Firefox, clique no botão “Menu” e vá em “Opções” ==> “Avançado”. Na aba “Atualizações”, localize o grupo de opções “Atualizações do Firefox” e deixe a opção “Instalar automaticamente (recomendado: maior segurança)” marcada.

Já no Google Chrome o processo é mais simples. Clique no botão “Menu” e use a opção “Sobre o Google Chrome”. O navegador então fará uma rápida verificação e informará você a respeito da versão instalada e se é necessário ou não realizar um update.

3) Utilize uma solução de segurança confiável

Utilizar uma solução de segurança confiável e reconhecida é essencial. Se você compra online com frequência, então, trata-se de algo que jamais deve ser deixado de lado. Antivírus, firewall, etc: este tipo de software não pode faltar em seu PC. São “blindagens” extremamente necessárias.

Fique de olho em sites como por exemplo AV-Comparatives, AV TestICSA Labs e Virus Bulletin: além de dicas valiosas, eles realizam testes com os principais produtos voltados à segurança existentes no mercado, além de publicarem relatórios completos sobre todos os testes que realizam, fornecendo notas às suítes de segurança e ajudando, assim, o consumidor a pelo menos ficar por dentro de quais são os produtos mais bem conceituados.

Antivirus

Listas com os principais fabricantes, estatísticas e premiações conferidas a cada produto, separadas por categorias (performance, heurística, capacidade de remoção de malwares, etc). Os relatórios do Virus Bulletin também são muito bons, e você pode até mesmo conferir um “resumo com os últimos testes” realizados.

O ICSA Labs confere certificações a vários fabricantes e produtos, e você pode também dar uma olhada em todo este material. O AV Test também pode ajudar a termos uma ideia melhor a respeito de várias soluções, levando em consideração o nível de proteção oferecido, a performance e a usabilidade.

Nossas dicas:

Soluções de segurança gratuitas

Soluções de segurança pagas

4) Nunca deixe os dados de seu cartão de crédito armazenados em lojas online

Diversos serviços e lojas virtuais oferecem uma “conveniência”: você pode deixar os dados de seu cartão de crédito armazenados, para utilização em compras futuras, para pagamento de assinaturas, no caso de pagamentos recorrentes diversos, etc. Apesar do recurso ajudar bastante a economizar tempo, ele também pode resultar em dores de cabeça.

Não é de hoje que ouvimos falar em invasões, brechas, falhas, quebras de segurança, etc. Caso a loja em questão não tome os devidos cuidados com as informações de seus clientes (e mesmo que ela tome, problemas deste tipo podem ocorrer com qualquer empresa, de qualquer porte), ou caso ela tenha sua segurança comprometida (através de uma invasão, por exemplo), pode acontecer de hackers ganharem acesso a dados confidenciais dos clientes, incluindo informações dos cartões de crédito. Do seu cartão de crédito, por exemplo.

Portanto, sempre que possível, não utilize este recurso, não deixe os dados de seu cartão de crédito armazenados em sistemas de lojas virtuais. Digite os dados do cartão novamente, a cada nova compra.

Você “perde” um pouco de tempo, mas em troca ganha mais segurança.

Senha

5) Use senhas fortes e diferenciadas

A utilização de senhas fortes é essencial. Até mesmo em lojas virtuais. Use sempre senhas compostas por letras (maiúsculas e minúsculas), números, caracteres especiais, longas, etc.

Na dúvida sobre como criar uma senha forte? Dê uma olhada neste outro artigo aqui mesmo no Código Fonte, e conheça uma série de geradores online gratuitos que geram senhas fortes. E além de usar senhas fortes, nunca utilize uma mesma senha em mais de um lugar. Use uma senha para cada serviço, para cada website, para cada loja. Assim, você reduz as chances de problemas maiores caso alguma delas seja roubada.

Para ajudar a gerenciar todas as suas senhas, use softwares específicos, como o Roboform ou o LastPass (além disso, evite escrever senhas em cadernos, em anotações em papel, etc). Jamais carregue-as consigo, anotadas em papel, em sua carteira, por exemplo.

6) Consulte os dados da empresa

Nunca é demais obtermos mais informações sobre o vendedor. Pesquisarmos para tentar saber se ele é realmente quem diz ser. Acesse o registro.br e faça uma consulta de whois. Digite a URL do site da loja e confira detalhes como “nome do responsável” pelo domínio, telefone, CNPJ, etc.

Caso o endereço da loja não termine em .br (caso seja um .com ou um .net, por exemplo), utilize um outro serviço de whois, como por exemplo o “Domain Tools“, o “WHOis.net“, o “DNSstuff” ou a ferramenta de whois do UOL Host.

Além disso, não deixe de conferir informações a respeito da empresa junto à Receita Federal (com o CNPJ). Confira se ela se encontra realmente ativa, se o endereço “bate”, etc.

7) Jamais faça compras online em computadores desconhecidos

Jamais compre online em computadores desconhecidos. Jamais. Computadores de lan houses, por exemplo. PCs a respeito dos quais você não tem informações, não sabe que tipo de solução de segurança está instalada (se é que existe alguma), etc. Computadores, muitas vezes, que podem até mesmo estarem infectados com algum malware pronto para “capturar” seus dados e transformar sua vida em um inferno.

Finalizando

As dicas acima podem ajudar você a fazer compras online com um pouco mais de segurança. E nunca se esqueça: desconfie de tudo. Fique de olho em tudo. Caso alguma dúvida surja, caso algo pareça estranho, interrompa a compra e busque maiores informações. Pesquise no Google ou em sites como o Reclame Aqui.

Se preciso, entre em contato com a empresa. Comprar online utilizando cartões de crédito pode ser bem mais tranquilo se você seguir nossas dicas.

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/02)
Notícias
11 visualizações
Notícias
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/02)

Carlos L. A. da Silva - 15 de fevereiro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como salvar seus dados do Google Plus
Dicas
9 visualizações
Dicas
9 visualizações

Como salvar seus dados do Google Plus

Carlos L. A. da Silva - 15 de fevereiro de 2019

Com o fim anunciado, você tem até primeiro de Abril para resgatar tudo que publicou na rede social.

Reagindo a Vagas de Emprego para Programadores // Vlog React #89
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,810 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,810 visualizações

Reagindo a Vagas de Emprego para Programadores // Vlog React #89

Thais Cardoso de Mello - 14 de fevereiro de 2019

Decidimos mostrar algumas vagas de trabalho para programadores e vamos comprovar se as empresas estão realmente loucas pedindo coisas demais nos perfis profissionais.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Manifesto Ágil: Tipos de demanda e classes de serviço
Artigos
13 visualizações
13 visualizações

Manifesto Ágil: Tipos de demanda e classes de serviço

Plataformatec - 12 de fevereiro de 2019
Mark Zuckerberg conseguiu destruir o Google Plus
Artigos
17 visualizações
17 visualizações

Mark Zuckerberg conseguiu destruir o Google Plus

Carlos L. A. da Silva - 11 de fevereiro de 2019
W3C // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,815 visualizações
1,655 compartilhamentos6,815 visualizações

W3C // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 11 de fevereiro de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (08/02)
Notícias
22 visualizações
22 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (08/02)

Carlos L. A. da Silva - 8 de fevereiro de 2019