0 Compartilhamentos 45 Views

Como salvar seus dados do Google Plus

15 de fevereiro de 2019

O Google Plus está com os dias contados, após uma longa e tortuosa batalha para se tornar uma rede social relevante. Com o fim anunciado, você tem até primeiro de Abril para resgatar tudo que publicou no seu perfil.

Felizmente, o próprio Google possui uma ferramenta extremamente prática de download de dados para diversos de seus serviços, incluindo o saudoso Plus. Basta acessar o chamado Google Takeout (certifique-se de estar logado na sua conta Google).

Nessa tela, você irá selecionar quais dados deseja salvaguardar no seu computador:

As categorias são fáceis de entender:

  • +1s do Google+ em sites:  é um registro de todas as páginas onde você deixou um “+1”, o equivalente da Curtida do Facebook. Você lembra quando clicava no botão vermelho? O Google lembra.
  • Círculos do Google+: é a lista de seus amigos e contatos na plataforma.
  • Comunidades do Google+: são as comunidades das quais você participava na rede social e suas postagens nelas. É possível selecionar todas ou somente algumas em específico.
  • Fluxo do Google+: engloba todo o resto que você publicou no seu perfil, além de comentários postados em publicações de outros usuários. Você também pode selecionar tudo ou separar subcategorias específicas.

É possível acessar mais opções na seta para baixo de cada uma das categorias acima, incluindo a possibilidade de alterar o formato do download.

Depois que você escolher o que deseja salvar, clique no botão Próxima. Na tela seguinte, você irá especificar como esse download será feito:

Os arquivos serão compactados por padrão em formato .ZIP, mas você também pode escolher o formato .TGZ. Além disso, é possível especificar o tamanho máximo do arquivo e, se o volume total dos dados exceder o limite, mais de um arquivo será gerado.

Por último, você pode especificar se deseja receber o material na forma de um link de download em sua conta de Gmail ou adicionar tudo automaticamente a um serviço de armazenamento na nuvem (incluindo opções fora do ecossistema Google, como Drive ou Dropbox).

Ao clicar em Criar Arquivo, a ferramenta irá iniciar o processo de salvamento de seus dados selecionados do Google Plus. Como o próprio sistema informa, a criação de arquivos pode demorar bastante (horas ou talvez dias). Você receberá um e-mail quando o arquivo for concluído.

Como vimos, o processo é simples e rápido. Se você possui algum conteúdo no Google Plus que deseja preservar, a hora é essa! A partir de 2 de Abril, todos os perfis e todo o conteúdo serão apagados permanentemente da plataforma.

Você pode se interessar

Como enlouquecer os rastreadores de internet
Dicas
7 visualizações
Dicas
7 visualizações

Como enlouquecer os rastreadores de internet

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2019

Track This é um experimento criado pelo time do Firefox que vai alterar completamente o perfil que os anunciantes tem de você.

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!
Artigos
8 visualizações
Artigos
8 visualizações

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!

Carlos L. A. da Silva - 17 de setembro de 2019

Como um programador iniciante criou um adventure clássico que atravessou décadas.

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador
Vídeos
6 visualizações
Vídeos
6 visualizações

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 16 de setembro de 2019

Uma poderosa ferramenta, que dispensa apresentações, e vem sendo utilizada por muitas gerações de programadores.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)
Notícias
10 visualizações
10 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)

Carlos L. A. da Silva - 13 de setembro de 2019
Como usar os novos atributos de link do Google
Dicas
11 visualizações
11 visualizações

Como usar os novos atributos de link do Google

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2019