Opera para Desenvolvedores
Categorias

Como usar a VPN embutida e ilimitada no navegador Opera

Tristes tempos na internet brasileira. Operadoras tentando impor franquias de dados na internet fixa, WhatsApp bloqueado novamente no Brasil.

Em épocas assim, é muito bom contarmos com alternativas que garantam nossa privacidade e nossa liberdade, ao mesmo tempo em que mantemos a segurança.

Infelizmente, por motivos óbvios, esta dica não se aplica ao problema do bloqueio do WhatsApp no Brasil (é possível usar outras VPNs para burlar tal bloqueio, obviamente, por sua conta e risco, é claro).

Entretanto, nesta dica iremos te apresentar um ótimo recurso, um ótimo serviço, totalmente gratuito. Daqueles que você certamente desejará ter sempre à mão.

Opera para DesenvolvedoresComo sabemos, a Opera Software adquiriu a SurfEasy no último mês de Setembro, e na mesma época foi prometida uma integração entre a VPN e seu navegador. Pois bem, tal integração realmente aconteceu, no último dia 22 de Abril.

VPN ilimitada e totalmente gratuita

Um dos pontos mais interessantes desta integração, além da enorme facilidade de uso, é o fato de que ela não conta com nenhum tipo de limitação. Geralmente, serviços de VPN oferecem vários “pacotes” ao usuário, diferentes assinaturas, com diferentes “franquias”.

Ou seja, o usuário tem uma quantidade limitada mensal de tráfego, mais ou menos como em um plano de internet móvel. Todo o tráfego de download e upload realizado através das VPNs são mensurados, e o usuário geralmente deve ficar atento a estas informações, pois em caso contrário, seu acesso a tais redes será cortado (ou ele deverá contratar franquias adicionais). É o que acontece ainda hoje com a SurfEasy standalone, por exemplo, que oferece 500MB de tráfego mensal aos usuários, no plano gratuito.

Mas com a VPN SurfEasy integrada ao browser da Opera Software não existem limitações. Além disso, não é necessária a instalação de nenhum tipo de software, driver ou adaptador adicional. Tudo é feito de forma rápida e fácil. Tudo é extremamente descomplicado. Basicamente, basta baixar, instalar o navegador e usar o serviço. Simples assim.

Todo o tráfego, além disso, é “criptografado através de proxies seguros em várias partes do mundo“.

E a novidade, aliás, parece ter feito bastante sucesso, pois a empresa chegou a divulgar que foi obrigada a dobrar a capacidade de seus servidores após o lançamento.

Com tal VPN gratuita, você também pode acessar conteúdo restrito geograficamente, proteger suas sessões, evitar monitoramentos governamentais (em países onde tais problemas existem) e mascarar seu endereço IP e sua localização. Bacana, não?

O recurso está disponível na versão para desenvolvedores do Opera (Windows, Linux e Mac). Tal versão, vale também lembrar, está disponível inclusive em português do Brasil.

Como utilizar

1) Baixe a versão para desenvolvedores do Opera e instale-a (build mais recente: 38.0.2213.0);

2) Após a instalação, abra o Opera, acesse o “Menu” e vá em “Configurações”:

Opera - VPN SurfEasy integrada

3) Na tela de configurações, acesse o item “Privacidade e segurança”:

Opera - VPN SurfEasy integrada

4) Agora, simplesmente marque a caixa de seleção “Habilitar VPN”. Em seguida, feche e reabra o navegador;

5) Pronto, a VPN ilimitada e gratuita está funcional no seu Opera. Basta abrir uma nova aba e navegar com privacidade e segurança;

6) Repare que a partir daí, um pequeno ícone azul (VPN) será exibido à esquerda da barra de endereços, indicando que toda a navegação está sendo realizada através do serviço:

Opera - VPN SurfEasy integrada

7) Clicando em tal ícone, você ainda tem acesso a algumas opções adicionais da ferramenta. É possível, por exemplo, verificar qual o IP atribuído, e também alternar entre diferentes localizações (Alemanha, Canadá, Holanda e Estados Unidos).

Também é possível, através do popup exibido tão logo você clica no ícone, conferir a quantidade de tráfego que já foi transferido no mês, bem como ligar e desligar a VPN):

Opera - VPN SurfEasy integrada

Finalizando

Com a VPN gratuita, ilimitada e integrada ao navegador Opera, você tem em mãos uma excelente ferramenta. O fato de não existirem limites de tráfego é um grande atrativo, além disso, transformando o browser em um verdadeiro must have no computador de muitos usuários.