Categorias

Como usar um dispositivo Android como roteador

Seu smartphone ou tablet Android pode fazer muito mais por você (e pelos seus amigos). Ele também pode se transformar em um roteador e, assim, compartilhar sua conexão à internet com outros dispositivos.

Lembre-se, porém, de que se você vai compartilhar sua internet móvel (3G/4G), é importante ficar atento ao consumo do seu plano de dados. Dependendo da utilização e do número de pessoas que vai utilizar o compartilhamento, os resultados podem ser no mínimo “complicados” (sua franquia de dados pode ser gasta bem rapidamente, por exemplo).

E aqui vai um outro alerta importante, também: caso você esteja conectado a alguma rede Wi-Fi, bem, talvez não existam motivos para compartilhar sua internet móvel. Verifique se as pessoas com as quais você vai (ou iria) compartilhar sua internet também não podem se conectar à mesma rede, poupando, assim, sua franquia.

E agora que você já está ciente dos riscos, vamos conferir como transformar seu Android em um roteador, para aqueles momentos em que você precisa ajudar algum amigo necessitado:

1) Antes de qualquer coisa, certifique-se de que a internet (Wi-Fi ou 3G/4G) está ativa no seu dispositivo. A seguir, acesse a gaveta de aplicativos e toque em “Configurar”;

2) Na tela seguinte, toque em “Mais”:

Android - Configurações

3) A seguir, toque em “Roteador Wi-Fi:

Android - Configurações

4) Na tela seguinte, as opções disponíveis para compartilhamento serão então exibidas. Você só precisa escolher aquela que melhor se adapta às suas necessidades e então ativá-la, através do controle deslizante. As opções disponíveis são as seguintes:

  • Vínculo por USB (tethering);
  • Roteador Wi-Fi portátil;
  • Vínculo Bluetooth (tethering);

Android - Configurações

O modo mais tranquilo, prático e rápido, obviamente, é através do WiFi (Roteador Wi-Fi portátil). Através deste método, qualquer outro dispositivo deverá então utilizar o seu dispositivo Android como se ele fosse um roteador.

Bastará que os outros dispositivos (aqueles que irão utilizar a sua conexão de internet) o localizem e então a ele se conectem (como você mesmo faz, por exemplo, quando insere seu smartphone em uma nova rede sem fio, por exemplo).

Existem também outros métodos de compartilhamento da internet do seu dispositivo Android (veja imagem acima). É possível, por exemplo, realizar o emparelhamento via Bluetooth (Vínculo Bluetooth -tethering), ou então conectar os dispositivos via cabo USB (Vínculo por USB – tethering).

Vale lembrar que no caso de compartilhamento via Wi-Fi, é possível definir uma senha (criptografia WPA2-PSK), através da opção “Configurar roteador Wi-Fi” (veja imagem acima). Aí também você poderá definir o nome da rede, para uma melhor identificação.

Lembre-se de que esta senha será requisitada, a partir daí, a todos os dispositivos que desejarem se conectar ao seu “Android roteador”.