Facebook - Elite Dangerous - ASCII Art - Depois
Categorias

Facebook e Instagram estão transformando suas fotos em arte ASCII

Você certamente utiliza o Facebook, não? E o Instagram? Muito provavelmente sim, também. Estamos falando da maior rede social da atualidade e de uma das redes sociais de compartilhamento de fotos e vídeos mais populares, respectivamente.

Agora, quer saber como “brincar” um pouco mais nas duas redes sociais, transformando suas fotos e imagens em arte computadorizada? Mais precisamente em arte ASCII? Ou seja, suas fotografias serão convertidas e reproduzidas através de pequeninas letras e números.

ASCII, para quem não sabe, vem do inglês “American Standard Code for Information Interchange”, ou “Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação”. Trata-se de um código criado com foco na padronização da representação de caracteres alfanuméricos em computadores e outros dispositivos que trabalham com texto.

Imagine como suas fotografias e imagens podem ficar bacanas ou, no mínimo, diferentes, tão logo convertidas em arte ASCII, portanto? Ninguém ainda sabe ao certo porque o Facebook e o Instagram estão fazendo isso, mas o fato é que trata-se de uma brincadeira muito legal.

Basicamente, para a conversão, você deve obter antes de tudo as URLs das imagens. É importante ressaltar que a conversão, entretanto, funciona apenas com imagens que estejam definidas como “públicas”. Nem adianta tentar o truque com imagens cuja exibição esteja definida apenas para “amigos” (altere a definição de privacidade destas antes, caso seja possível).

No caso do Facebook, por exemplo, obtida a URL da imagem (você pode utilizar o menu de contexto dos navegadores e então acessar a opção “copiar endereço da imagem”), basta adicionar as seguintes extensões ao final:

  • .txt = para converter em arte ASCII “standard”;
  • .html = para converter em arte ASCII colorida;

Obs: não se esqueça do ponto.

Confira no exemplo abaixo:

URL normal para uma imagem:

https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xtp1/t31.0-8/12401722_10208599676414422_8104951302105997535_o.jpg

Para a conversão em ASCII art, simplesmente adicione ao final da URL uma das duas extensões acima (.txt OU .html). Veja abaixo:

https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xtp1/t31.0-8/12401722_10208599676414422_8104951302105997535_o.jpg.html

Confira abaixo um exemplo de imagem “antes” e “depois” (trata-se de uma screenshot do jogo Elite: Dangerous):

Facebook - Elite Dangerous - ASCII Art - Antes
Antes
Facebook - Elite Dangerous - ASCII Art - Depois
Depois

No Instagram, a brincadeira funciona de maneira semelhante, ou seja, basta descobrir a URL da imagem e então acrescentar qualquer uma das duas extensões acima citadas no final.

O problema com esta rede social, entretanto, é justamente descobrir a URL da imagem: você precisará, aqui, visualizar o código fonte da página, buscando pela imagem (com extensão .jpg, por exemplo), e então copiar o endereço. Nada muito complicado, entretanto.

Vale também lembrar que a conversão em ASCII não funciona com todas as imagens. Não existe ainda um padrão (pelo menos, não um que tenhamos conseguido descobrir), e o truque funciona geralmente com imagens com URLs mais curtas (terminando em “.jpg”).