Se você possui um smartphone Android, certamente utiliza o Google Now. O assistente pessoal é bastante útil e inteligente, apesar de carecer, infelizmente, da divertidíssima personalidade da Siri, da Apple.
De qualquer maneira, você já deve ter utilizado inúmeros comandos de voz: ligações, mensagens, dúvidas relacionadas à localização, itinerários, lembretes e alarmes, pesquisas diversas, tradução de palavras ou frases, previsão do tempo, etc. A lista de comandos pode ser até bem extensa, e não é o objetivo deste artigo, obviamente.
Você pode até mesmo se assustar com esta informação, e muitos usuários nem sabiam ou, pelo menos, não haviam se dado conta deste “detalhe”: se você utiliza o Google Now, então sua voz está sendo gravada pelo Google, frequentemente.
Se você “fala com o seu smartphone”, não tem jeito, o Google já está em posse de vários arquivos contendo sua voz, suas pesquisas e comandos de áudio.
Obviamente, o Google mantém todos estes dados de modo privado, ou seja, só você pode vê-los e acessá-los. Também podemos esperar, é claro, que nada de mal será feito com tais registros de voz. Mas, ainda assim, um número bem grande de usuários pode se sentir incomodado com a situação.
Felizmente, existe uma maneira de acessar e até mesmo apagar tais registros. Você só precisa acessar a página “Atividade de voz e áudio” do Google, através do link abaixo:
https://history.google.com/history/audio
Obs: será solicitado que você informe seus dados de login, caso ainda não tenha informado (lembre-se que deve ser a mesma conta utilizada em seu celular).
Pronto! A página guarda todos os áudios, todas as pesquisas e comandos de voz que você ditou ao smartphone, tudo devidamente separado por data.
Você irá reparar que cada registro conta com sua devida transcrição, também. Cada um deles conta com seu respectivo texto, ou seja, aquilo que o Google Now entendeu.
Você pode até mesmo clicar sobre cada um destes textos: uma nova página será então aberta, automaticamente posicionada em uma pesquisa no Google pelo termo relacionado.
Cada arquivo de áudio também conta com um botão de “play”, e você pode ouvir todos eles sem problemas.
E, finalmente, há também a possibilidade de apagar os registros. Simplesmente marque o checkbox à esquerda de cada entrada e você irá perceber que uma nova opção apareceu em tela, no canto superior direito.
Confirme a exclusão clicando em “Excluir”:
Observe também que é possível selecionar todas as entradas relativas a um mesmo dia. Para isto, basta clicar no checkbox à esquerda da data.
Simples não? E aí, se assustou com os áudios gravados pelo Google?