0 Compartilhamentos 953 Views 1 Comments

WhatsApp: como evitar o download automático de vídeos e fotos

22 de janeiro de 2015

O WhatsApp, por padrão, baixa automaticamente vídeos, fotos e demais imagens recebidas. Ou seja, qualquer mídia do tipo enviada por um de seus contatos é baixada para seu aparelho automaticamente.

Isto pode até parecer uma vantagem, a princípio e em determinados casos. Mas existem alguns problemas envolvidos: seu smartphone pode acabar ficando sobrecarregado, lotado de conteúdo que você muitas vezes nem deseja. Conteúdo este que acaba ocupando espaço na memória interna (ou no cartão de memória), e que também pode resultar em problemas caso você esteja utilizando o 3G ou o 4G.

Você também pode acabar tendo dores de cabeça com seu plano de dados, afinal, todo este conteúdo pode ser baixado quando você está longe de uma rede wi-fi.

WhatsApp

Existe uma maneira de evitar tudo isto, porém. Você pode configurar o seu WhatsApp para não baixar nada automaticamente ou, pelo menos, para que ele realize o download apenas mediante determinadas condições (quando o celular estiver conectado à sua rede wi-fi, por exemplo).

Já ensinamos você a enviar imagens e vídeos através do WhatsApp. Agora, veja como configurar o aplicativo de forma tal a evitar o download automático de conteúdo. Ou seja, para que os downloads sejam realizados apenas quando você solicitar, após o recebimento das mensagens:

Configurando o WhatsApp para não realizar downloads automáticos no Android

1) Abra o WhatsApp, toque no botão de menu (no canto superior direito, com os 3 pontos na vertical) e em seguida toque na opção “Configurações”;

WhatsApp

2) Na próxima tela, toque no item “Opções de conversa”. A seguir, na tela seguinte, toque em “Download automático de mídia”:

WhatsApp

3) No próximo passo você irá determinar o que será baixado automaticamente ou não pelo WhatsApp (imagem, áudio e vídeo), e em quais condições (“Quando utilizar rede de dados”, “Quando conectado ao Wi-Fi” e “Em roaming”):

WhatsApp

4) Toque em cada uma das opções (veja imagem acima) e nas janelas seguintes marque ou desmarque os itens:

WhatsApp

 5) Observe que você pode configurar (marcando as devidas opções) para que o aplicativo baixe automaticamente imagens, áudio e vídeo quando estiver conectado a uma rede wi-fi e para que ele não baixe automaticamente (desmarcando as devidas opções) quando estiver utilizando rede de dados. E assim por diante.

Para não baixar nada automaticamente, desmarque todas as opções, em todas as janelas. Após realizar os ajustes, não se esqueça de clicar em “OK”;

Configurando o WhatsApp para não realizar downloads automáticos no iPhone (iOS)

1) Abra o WhatsApp, acesse o menu “Ajustes” e vá em “Ajustes de Conversa” ==> “Download automático de Mídia”;

2) Você tem então 3 opções: “Nunca”, “Wi-Fi” e “Wi-Fi e Celular”. A opção “Nunca” impede qualquer download automático de imagem ou vídeo. Já a opção “Wi-Fi” faz com que os downloads sejam realizados apenas enquanto o smartphone estiver conectado a uma rede wi-fi.

E, finalmente, “Wi-Fi e Celular” baixa vídeos e imagens sempre que você estiver conectado à internet, seja via wi-fi ou através de 3G ou 4G.

Obviamente, para não baixar nada automaticamente, use a opção “Nunca”.

Finalizando

Realizando os ajustes acima em seu celular você pode controlar o que recebe automaticamente ou não, evita gastos desnecessários com “estouros” de franquias de dados.  Além disso, você não corre o risco de ver a memória de seu aparelho lotada de coisas das quais não precisa.

Carregando...

Você pode se interessar

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
33 visualizações
Artigos
33 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021

O novo sistema operacional da Microsoft está entre nós, mas talvez não seja uma boa ideia pular de cabeça.

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)
Artigos
187 visualizações
Artigos
187 visualizações

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)

Carlos L. A. da Silva - 6 de outubro de 2021

V8 é o interpretador JavaScript, também chamado de máquina virtual Javascript, desenvolvido pela Google e utilizado em seu navegador Google Chrome. Com o peso de seus criadores e a quase onipresença do navegador, foi apenas uma questão de tempo para essa implementação do JavaScritp se tornar dominante no mercado. Entretanto, um bom desenvolvedor sabe que […]

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
367 visualizações
Artigos
367 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

One Response

  1. Resetei meu Whatsapp antes estava desmarcado as opções de baixar quando conectava no wifi, ao conectar no wifi baixou tudo sozinho novamente tem explicação

    Resposta

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
467 visualizações
467 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021
Top 25 comandos do Git
Artigos
602 visualizações
602 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021
Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
654 visualizações
654 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021