Utilizar o WhatsApp no computador, através de um navegador, pode facilitar bastante a sua vida. No trabalho, no escritório, ou até mesmo em casa: é muito mais fácil digitar mensagens no mensageiro desta forma.
Podemos usar o teclado tradicional, maior e mais confortável, e quem sofre para digitar nos teclados diminutos dos smartphones acaba preferindo o WhatsApp Web, quando possível.
O Windows 10 foi lançado durante a semana passada, e vem fazendo um enorme sucesso. Milhões de downloads foram realizados em um curtíssimo intervalo, o sistema operacional vem sendo bastante elogiado em análises nos sites especializados e muitos usuários estão perdendo o medo de atualizar.
O navegador Microsoft Edge (antigo projeto Spartan) é outra novidade bacana do novo OS. Embora ainda não possa ser considerado um substituto à altura de um Mozilla Firefox ou de um Google Chrome, por exemplo, ele chama a atenção devido a diversos recursos únicos e também à sua rapidez (ele também já foi motivo de algumas polêmicas).
Infelizmente, porém, o WhatsApp Web não funciona no Edge (apenas nos seguintes navegadores: Chrome, Firefox, Opera e Safari). Quer dizer, mais ou menos.
Podemos “enganar” o site, e este tutorial tem justamente a finalidade de ensinar este truque a você. Vamos lá:
1) No Windows 10, abra o navegador Microsoft Edge;
2) Através dele, acesse o site do WhatsApp Web (web.whatsapp.com);
3) Tecle F12 (alternativamente, clique em qualquer lugar da página com o botão direito do mouse e utilize a opção “Inspecionar elemento”, no menu de contexto):
4) Neste momento, será aberta a janela das ferramentas para desenvolvedores do Microsoft Edge. Acesse a aba “Emulação”;
5) E chegou o momento do truque. Vamos “enganar” o site do WhatsApp Web, fazendo com que ele “pense” que estamos utilizando um outro navegador, e não o Edge.
Em “Emulação”, na opção “Agente do usuário” (user agent), altere para qualquer um dos navegadores suportados (Google Chrome, Mozilla Firefox ou Opera):
6) A página será recarregada automaticamente, a seguir. Prossiga normalmente: escaneie o código QR com seu smartphone e utilize o WhatsApp Web à partir de agora também no Microsoft Edge.
Vale lembrar que é preciso repetir todos os procedimentos acima sempre que o Edge for reaberto (ou seja, fechou o browser, execute os procedimentos novamente, quando reabri-lo, pois em caso contrário é possível que o WhatsApp Web não funcione).
Vale também lembrar que estamos falando de algo alternativo, temporário. Uma “gambiarra”, digamos assim. A Microsoft já está trabalhando para fazer com que o novo browser suporte o WhatsApp Web.