Quando você precisa editar uma imagem, a qual ferramenta recorre? E no momento de criar um mockup, por exemplo? Qual é o software de sua escolha para design, para ilustração, para desenho vetorial?
Existem, é claro, inúmeras alternativas à disposição, desde programas comerciais, como o Photoshop e o Xara, por exemplo, até ferramentas gratuitas e também poderosas, como o Gimp.
Também existem algumas ferramentas online gratuitas, as quais oferecem uma gama bem grande de recursos, como por exemplo o Piskel (este na verdade destinado à edição de sprites), o PicResize (para redimensionamento de imagens) e o Canva.
Outra alternativa interessante é o Gravit, no qual vale a pena você dar uma olhada. A ferramenta online é bastante poderosa, e oferece logo de início uma série de templates que o usuário pode escolher, incluindo “capas” para Facebook, Twitch e Twitter, além de banners.
Também estão disponíveis no início do trabalho com o Gravit templates voltados à impressão e, assim, é possível optar por “folhas” no tamanho A4, por exemplo. O usuário também é capaz de definir as dimensões do projeto, obviamente, especificando valores de altura e largura (em pixels, milímetros, centímetros ou polegadas, por exemplo).
O Gravit conta com inúmeros recursos interessantes, e através dele o usuário é capaz de criar uma série de projetos, incluindo (porém não se limitando a) conceitos de websites, logotipos, banners diversos, ilustração vetorial, apresentações, etc.
Utilizar o serviço é bastante simples, e após um rápido registro, todos os recursos do software são disponibilizados ao usuário, incluindo a sincronização de projetos entre diversas plataformas (a ferramenta/serviço está disponível no Windows, no Mac, no Linux e no ChromeOS, através de qualquer navegador web).
O programa conta também com diversas ferramentas úteis no momento da edição, incluindo uma seleção com imagens e ícones royalty-free. Também estão presentes ferramentas de alinhamento, transformação e corte, bem como zoom em vários níveis (ampliação ou redução).
O Gravit também conta com ferramentas “inteligentes” (as smart tools), e permite que diferentes objetos vetoriais sejam combinados. Qualquer trabalho feito na aplicação, além disso, pode ser salvo na nuvem ou então baixado para a máquina do usuário, e isto inclui formatos de arquivos que podem posteriormente serem editados em outras aplicações.
Também estão disponíveis no Gravit ferramentas que permitem o compartilhamento de projetos com outros usuários da plataforma, além da possibilidade de exportação nos formatos PNG, JPG, SVG e PDF.
Não perca tempo, conheça o Gravit. E lembre-se, a ferramenta é totalmente gratuita!
Clique aqui para acessar o Gravit
Obs: o Gravit está disponível apenas em inglês.