0 Compartilhamentos 224 Views

Diretrizes do Google, velocidade das páginas e dispositivos móveis? Conheça um “canivete suíço” para webmasters

17 de outubro de 2016

Atualmente, qualquer pessoa é capaz de colocar alguma(s) página(s) no ar dentro de pouco tempo, principalmente com a facilidade proporcionada pelos CMSs (notadamente o WordPress). Empresas de hospedagem também podem ser encontradas aos montes, no Brasil ou no exterior, com diferentes tipos de serviços e pacotes, e também com preços bastante atrativos.

Em muitas delas, trabalha-se com o conceito de “applications“, ou “aplicações”, e aí, um sistema quase totalmente automatizado é capaz, por exemplo, de instalar e deixar o WordPress pronto para uso após pouquíssimos cliques. Mas isto não é o suficiente. Não basta apenas ter um site na internet, de qualquer jeito.

É preciso fazer com que ele funcione de maneira agradável para os visitantes. É preciso pensar no design, na usabilidade, na velocidade, na beleza. É preciso, também, fazer com ele seja encontrado pelos usuários e visitantes, além de, obviamente, potenciais clientes. A atenção com alguns detalhes é essencial, se você quiser obter sucesso na web, e o Google, principalmente, deve sempre enxergar seu site com bons olhos.

Varvy

É preciso que você aprenda e utilize técnicas de SEO. É preciso também que você se adeque às “Diretrizes para webmasters” do Google, e é preciso também contar com um serviço de hospedagem de qualidade. A velocidade de carregamento de suas páginas também deve ser adequada (quanto mais rápido, melhor), e todas elas também devem, obviamente, serem amigáveis para os dispositivos móveis.

Vamos agora te apresentar um serviço online totalmente gratuito voltado a webmasters. Trata-se do Varvy, um verdadeiro canivete suíço para otimização de sites. Ele oferece três ferramentas interessantíssimas e extremamente úteis para qualquer webmaster.

A primeira delas, chamada “Varvy SEO tool”, e é capaz de analisar qualquer site e identificar se ele está de acordo com as “Diretrizes para webmasters” do Google (as Google Guidelines). A ferramenta realiza uma análise minuciosa na URL fornecida, incluindo detalhes a respeito da segurança e da acessibilidade.

O “Varvy SEO tool” também é capaz de identificar vários outros problemas, como por exemplo a existência de alguma área que está, por algum motivo, impedindo o acesso do Googlebot, e também se existe algum problema no arquivo robots.txt.

Diversos outros problemas também podem ser identificados (e corrigidos) através da utilização da ferramenta, como por exemplo ausência do atributo “alt” em imagens, ausência de sitemaps, etc.

Outra ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Varvy é a “Page speed optimization”, a qual realiza um trabalho bastante semelhante àquele realizado pelas ferramentas abaixo:

Aqui, o Varvy analisa a URL informada e retorna o tempo de carregamento, inicialmente. Ele também fornece um resumo com algumas informações importantes, incluindo possíveis problemas de caching, redirecionamentos, ausência ou presença de minimização no CSS e no HTML, etc.

O “Page speed optimization” também detecta e informa o “peso” total de todo o Javascript e de todo o CSS do site, fornecendo inclusive alguns comentários/notas extremamente úteis no momento de solucionar os possíveis problemas encontrados.

A ferramenta também analisa outros detalhes do site, e fornece comentários interessantes a respeito, como por exemplo otimização das imagens, compressão, tempo de resposta do servidor, etc. Tudo, aliás, pode ser facilmente identificado como um possível problema ou não, uma vez que o Varvy lista cada item em cores diferentes (vermelho para problemas, amarelo para alertas e verde para “tudo ok”).

Para finalizar, temos outra ferramenta bem útil, o “Mobile SEO”: como o próprio nome deixa bem claro, trata-se de uma ferramenta destinada a verificar se um site é amigável ou não para os dispositivos móveis.

Aqui, após a análise no link informado, a ferramenta irá conferir uma pontuação ao site, além de comentários e observações a respeito dos possíveis problemas, de maneira tal que o webmaster possa identificá-los e resolvê-los.

O Varvy é um verdadeiro canivete suíço para otimização e SEO em websites. Não deixe de conferir!

Clique aqui para acessar o “Varvy SEO tool”

Clique aqui para acessar o “Varvy Page speed optimization”

Clique aqui para acessar o “Varvy Mobile SEO”

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (21/02) – Edição da Folia!
Notícias
13 visualizações
Notícias
13 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (21/02) – Edição da Folia!

Carlos L. A. da Silva - 21 de fevereiro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

A Microsoft salvou um filme inteiro em um pedaço de vidro e isso é o futuro chegando
Artigos
26 visualizações
Artigos
26 visualizações

A Microsoft salvou um filme inteiro em um pedaço de vidro e isso é o futuro chegando

Carlos L. A. da Silva - 21 de fevereiro de 2020

Project Silica guardou o filme Superman, de 1978, em um pedaço de quartzo de vidro.

Como baixar o Windows 10 de graça a partir de versões anteriores
Dicas
15 visualizações
Dicas
15 visualizações

Como baixar o Windows 10 de graça a partir de versões anteriores

Carlos L. A. da Silva - 18 de fevereiro de 2020

O suporte para o Windows 7 terminou e você não vai querer ficar desprotegido e sem correção de falhas.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

15 anos de Google Maps
Artigos
22 visualizações
22 visualizações

15 anos de Google Maps

Carlos L. A. da Silva - 16 de fevereiro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (14/02)
Notícias
23 visualizações
23 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (14/02)

Carlos L. A. da Silva - 14 de fevereiro de 2020
Como consertar a busca do Windows 10
Dicas
25 visualizações
25 visualizações

Como consertar a busca do Windows 10

Carlos L. A. da Silva - 12 de fevereiro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (07/02)
Notícias
38 visualizações1
38 visualizações1

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/02)

Carlos L. A. da Silva - 7 de fevereiro de 2020