0 Compartilhamentos 897 Views

Eis um canivete suíço dos gifs animados

6 de julho de 2015

Os gifs animados voltaram à cena, ultimamente, e sites/serviços como o Imgur estão ajudando bastante a tornar o formato ainda mais popular. Por falar nisso, o Tumblr agora tem uma novidade muito bacana: uma área com animações infinitas, em tela cheia, 24 horas por dia.

E você, precisa criar um gif animado? Ou precisa dar uma “ajeitada” em alguns? É bom dar uma olhada, então, no site Ezgif, o qual está repleto de ferramentas para edição de gifs animados. Trata-se realmente de um verdadeiro “canivete suíço” dos gifs animados, e o melhor de tudo: na faixa. Gratuitamente.

GIF

O Ezgif pode ser acessado através de qualquer navegador web, e as ferramentas disponibilizadas são extremamente fáceis de usar. Muito intuitivas, na verdade.

Logo de cara temos o “Gif Maker“, um serviço que, como o próprio nome já deixa bem claro, permite a criação de gifs animados à partir de várias imagens separadas. É tudo bem fácil e rápido. Você realiza o upload das imagens (botão “Selecionar arquivo”) e clica no botão “Upload”: uma prévia do resultado é apresentada logo em seguida, e você pode então reordenar cada um dos frames e especificar o delay entre cada um deles. Um efeito de fade também pode ser ativado, após o upload, e finalmente, para criar o gif animado, basta utilizar o botão “Animate it”.

Ezgif

Outra interessante e útil ferramenta do Ezgif é a que permite converter um vídeo em um gif animado. Através do “Video to GIF converter” você realiza o upload do vídeo (formatos MP4, AVI, WEBM e FLV, de até 50MB) e faz a conversão do mesmo, rapidamente.

O botão “Convert to gif” é exibido logo após o término do upload, e o resultado aparece rapidamente em tela. Para salvar, é possível simplesmente clicar na imagem com o botão direito do mouse e usar a opção “Salvar imagem como”.

Abaixo de cada resultado no Ezgif existe também uma pequena barra de ferramentas com botões que fornecem acesso a alguns recursos bem interessantes. Através deles você pode, por exemplo, cortar as imagens (crop), redimensioná-las (resize) e adicionar efeitos (effects).

Ezgif

Dentre as ferramentas de edição do Ezgif, podemos também destacar uma que permite o redimensionamento de gifs animados. E, detalhe: sem perder a animação, o que fatalmente ocorreria se você tentasse redimensionar o gif através de um software gráfico qualquer sem os devidos cuidados.

O “Animated gif resizer” também é bem simples de usar: faça o upload do gif e em seguida escolha as novas dimensões (largura = width / altura = height). Vale lembrar que a ferramenta define automaticamente o segundo parâmetro após a escolha de um deles, mantendo as proporções. Ou seja, você pode definir uma nova largura e o Ezgif definirá automaticamente a altura, mantendo a proporção, ou então, você pode definir a altura e deixar a ferramenta online automaticamente definir a largura.

Ezgif

Já o “Crop animated gif image” permite que você elimine de um gif animado qualquer parte indesejada. Você pode cortar partes do gif, também sem perder a animação, e logo em seguida baixar o resultado sem complicações.

O Ezgif conta com recursos muito legais, e também possui outras ferramentas interessantes e úteis, como por exemplo uma que permite dividir um único gif animado em vários frames, facilitando sua posterior edição, e outra que permite sua otimização.

Também estão disponíveis ferramentas adicionais para a aplicação de efeitos e filtros e para a otimização de imagens no formato PNG.

Clique aqui para acessar a página inicial do Ezgif

Carregando...

Você pode se interessar

Influenciadores digitais que não existem
Artigos
7 visualizações
Artigos
7 visualizações

Influenciadores digitais que não existem

Carlos L. A. da Silva - 2 de dezembro de 2021

Na era da pós-verdade, influenciadores que não são reais estão ganhando espaço para uma multidão que quer ser influenciada

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada
Artigos
172 visualizações
Artigos
172 visualizações

Pais criam aplicativo de código aberto melhor que o da escola, mas a polícia é acionada

Carlos L. A. da Silva - 23 de novembro de 2021

Aplicativo oficial do sistema educacional da capital Suécia era ruim demais, mas a lei é a lei...

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando
Artigos
428 visualizações
Artigos
428 visualizações

10 recursos HTML5 úteis que você pode não estar usando

Carlos L. A. da Silva - 6 de novembro de 2021

O HyperText Markup Language nos acompanha desde os primórdios da web. É o seu tijolo mais básico. Podem surgir novas tecnologias, plugins, frameworks, conteúdo rico, mas o bom e velho HTML continua sendo a base de tudo e aprender seus mais profundos nuances é fundamental para os desenvolvedores. O HTML5 é a implementação atual da […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

O Metaverso está vindo?
Artigos
491 visualizações
491 visualizações

O Metaverso está vindo?

Carlos L. A. da Silva - 1 de novembro de 2021
Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
599 visualizações
599 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021
Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
897 visualizações
897 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021