O Windows 10 foi um feito e tanto para a Microsoft. Em pouquíssimos dias, constatou-se que um número surpreendente de usuários já o tinham instalado em seus computadores.
O novo sistema operacional também parece estar caindo nas graças, pouco a pouco, de quem joga no PC, e suas vantagens e novidades parecem estar agradando a muita gente.
O fato é que o SO é rápido, agradável, mais estável do que poderíamos supor a princípio, considerando-se que se trata de algo novo, e trouxe uma unificação e uma integração muito bem vindas entre dispositivos (as quais irão melhorar tão logo ele chegue aos dispositivos móveis), que já podem ser vistas na Windows Store e seus diversos aplicativos para smartphones e tablets que também rodam em desktops.
Entretanto, nem tudo são flores. O Windows 10 também já foi alvo de algumas polêmicas, e uma delas envolve a privacidade, ou melhor, a ausência dela.
Visando tornar a utilização do sistema mais simples, a Microsoft acabou implementando inúmeros recursos que acabam por coletar e enviar dados dos usuários para seus servidores.
Muito já se fala até mesmo em problemas envolvendo o envio destas informações (muitas delas pessoais) e a segurança dos usuários, e também não podemos nos esquecer do compartilhamento das senhas do Wi-Fi, é claro. Você também já deve ter ouvido falar na possibilidade de bloqueio de jogos piratas e na “preferência” pelo navegador Edge.
Quer queiramos, quer não, existem problemas ligados à falta de privacidade no Windows 10, e ninguém gosta de saber que existem aplicativos instalados em seu computador enviando dados para servidores sabe-se lá onde.
Existem várias maneiras de lidarmos com este problema, e muitas pessoas podem nem mesmo se preocuparem. Mas um modo de resolver é simplesmente não instalar o Windows 10, ou então fazer downgrade para uma versão anterior (como o 7, por exemplo), caso ele já tenha sido instalado.
Mas também existem alternativas que envolvem configurações no sistema operacional, ajustes no registro, e por aí vai. Alternativas que podem não ser muito simples, pelo menos para uma grande parcela dos usuários.
Também é possível obtermos uma lista dos servidores/IPs para onde os dados são enviados, obviamente, e realizarmos os devidos bloqueios em nosso firewall. Mas também já existem relatos de usuários que fizeram este procedimento e se depararam com inúmeros erros.
Aqui, portanto, entram em cena softwares desenvolvidos para lidar com estes problemas, com estas “lacunas”. Programas que fornecem acesso a uma série de ajustes, permitindo que os usuários definam aquilo que querem compartilhar/ceder, ou não.
Aplicativos que nos permitem dar uma olhada nos possíveis problemas relacionados com nossa privacidade e segurança e então os eliminarmos. Simples assim.
É o caso do recém lançado Ashampoo AntiSpy, o qual é gratuito. O programa não requer nem mesmo instalação (seu pequeno executável possui apenas 279KB). O que ele faz?
Quando aberto, ele simplesmente exibe uma lista com todos os problemas de segurança e privacidade do Windows 10. Ao lado de cada um deles existe um pequeno botão através do qual o usuário pode “ligar” ou então “desligar” o recurso/problema. Simples assim, muito prático e rápido.
O Ashampoo AntiSpy oferece acesso a mais de 40 opções, itens relacionados a controle de contas, contatos, localização, câmera, Cortana e Mensagens, dentre outros.
Podemos, por exemplo, ligar ou desligar o recurso que permite que websites forneçam conteúdo com base no idioma do usuário, o envio de dados ligados à digitação para a Microsoft, o Wi-Fi Sense, a atualização automática de drivers, etc. Também podemos revogar a permissão de acesso à câmera para aplicativos e o acesso a dados pessoais.
O Ashampoo AntiSpy é bem simples e direto ao ponto, bastante apropriado para quem está preocupado com a privacidade mas não quer lidar com configurações e ajustes mais complicados. Vale lembrar que tudo aquilo que o pequeno programa faz também pode ser feito manualmente: basta pesquisarmos e então realizarmos os devidos ajustes.
Mas contar com uma ferramenta que centraliza todos os ajustes desta forma, e ainda facilita a configuração, é muito melhor, não? E, lembre-se: ela é totalmente gratuita!