Categorias

Piauí é o primeiro estado do Brasil a receber internet via balões do Google

Você se lembra do Projeto Loon? A nova iniciativa do Google, que fornece internet a longa distância e alta velocidade para comunidades remotas através de balões, está sendo utilizada pela primeira vez no Brasil.

Duas cidades do Piauí foram escolhidas para lançamentos de balões do projeto Loon. Ainda em fase de testes, a equipe do Google liberou cinco modelos na última sexta-feira (6), todos com tecnologia 4G.

Segundo o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, o Piauí foi escolhido para que a equipe entenda melhor como os balões se comportarão em áreas mais quentes. “A questão geográfica do estado e por não haver chuva nesta época pesaram na nossa decisão do local de lançamento”.

projeto-loon-no-brasil

Os outros testes já realizados pelo Google foram feitos no ano passado em locais mais frios, como a Nova Zelândia e o norte da Califórnia: “Aprendemos muito sobre a estratosfera em altas latitudes. Pretendemos lançar em outros lugares, mas por enquanto vamos acompanhar as informações destes balões”, explicou Fábio.

Durante o mês de maio foram feitos os primeiros testes em Campo Maior, no norte do Piauí, onde foram lançados dois balões. Um deles deu acesso à internet LTE para alunos da Escola Linoca Gayoso Castelo Branco, que fica na zona rural da cidade.

Fábio Coelho explicou que após os testes, os balões foram desativados e apenas cinco lançados em Teresina ficarão sobrevoando a estratosfera, durante um período previsto de 100 dias. “Além do direcionamento pelo Centro de Controle, os equipamentos possuem um número para que as pessoas possam ligar caso encontrem algum balão nosso”, comentou.

Projeto Loon

Lançada em junho do ano passado, a iniciativa do Google traz uma tecnologia experimental de acesso à internet por meio de balões que voam carregados pelo vento em uma altitude duas vezes maior àquela em que operam os aviões comerciais. Os balões podem enviar sinais de acesso à internet para o solo a uma velocidade similar ou até maior a das redes 3G atuais.