Categorias

10 coisas que você deveria saber sobre o próximo Office

Novo Office está chegando!
O “Office 15” da Microsoft ainda está cercado de mistérios, mas já se sabe com certeza que a 15ª versão da suíte de aplicativos irá mesmo se chamar Office 2012, mantendo a tradição de adicionar o ano de lançamento. Mas o que mais nós já sabemos? Confira 10 coisas que você deveria saber sobre o novo Office:

  1. Vazou ou não vazou? No começo do ano passado, uma versão preliminar da suíte foi parar nos sites de downloads ilegais. Mas, depois de tanto tempo, ela tem pouquíssima relação com a versão final do próximo Office. Quem viu a Technical Preview liberada oficialmente para um “grupo seleto de consumidores” garante que está muito diferente.
  2. E o Ribbon? O menu Ribbon, introduzido cinco anos atrás com o Office 2007, parece ter sumido da nova versão. O vídeo de demonstração do Windows 8 ARM mostra lampejos do Office 2012 e ele tem um menu tradicional de aplicativo. Se o Ribbon se tornou opcional ou foi completamente eliminado, só o tempo dirá.
  3. Será sensível ao toque. A Microsoft já deixou claro que os aplicativos que fazem parte da suíte serão otimizados para telas sensíveis ao toque, através de um botão que amplia os elementos de interface.
  4. Não adotará o Metro. Apesar do estilo Metro ser o novo paradigma para o Windows 8, o próximo Office será mais próximo do que já existe no Office 2010, para facilitar a vida dos clientes corporativos. Há rumores de uma versão alternativa que adote o Metro, mas não foram confirmados ainda.
  5. Na Nuvem. O Office 2012 será ainda mais integrado com o SkyDrive, o serviço de armazenamento de dados na nuvem da Microsoft. 
  6. Menor consumo de recursos. Para se ajustar à estratégia do Windows 8 de invadir as plataformas móveis, o novo Office consumirá menos recursos de memória e processamento e, consequentemente, menos energia.
  7. Vai rodar em ARM. Uma versão específica da nova suíte será lançada para dispositivos ARM.
  8. Adeus, Windows XP. Há grandes indicações de que o próximo Office não terá suporte ao Windows XP. Considerando-se que a Microsoft está prestes a lançar o terceiro sucessor do sistema operacional, já não era sem tempo.
  9. Quando sai o Beta? A versão Beta do Office 2012 deverá ser disponibilizada entre Maio e Junho.
  10. Quando sai a versão final? Segundo a Microsoft, a suíte de aplicativos deverá estar disponível nas lojas a partir de Dezembro deste ano ou, na pior das hipóteses, em Janeiro de 2013.

.