Categorias

4G: Oferta de dispositivos com a tecnologia cresce no Brasil, mas rede e preço são desafios

Segundo dados recentes da Anatel, a oferta de smartphones com 4G no Brasil deu um salto nos últimos seis meses, mas o preço alto e o fato da rede ainda ser muito limitada em diversos lugares ainda são problemas que impedem um crescimento maior de sua base de usuários.

De acordo com a agência, o número de modelos 4G homologados passou de 11, em abril, quando foi iniciada a oferta da rede no país, para 31 no início desse mês.

 

Tecnologia ainda encontra desafios no Brasil
Tecnologia ainda encontra desafios no Brasil

Mas, embora pareça um salto gigante, apenas a Claro e Vivo pretendem lançar modelos 4G até o fim do ano. Segundo analistas, a quantidade relativamente pequena de oferta está ligada ao número de usuários da tecnologia, que continua baixo; ao preço alto dos smartphones adaptados à tecnologia, que chegam a custar até 3 mil reais, e à falta de infraestrutura de rede, que atualmente atende apenas cidades maiores.

O cenário deve mudar nos próximos dois ou três anos, no entanto, especialmente com a Copa chegando. Muitos analistas e empresas acreditam que o evento funcionará como uma força extra para que a infraestrutura melhore, o que deve chamar a atenção de fabricantes de smartphones e operadoras.