Categorias

5G será testado pela primeira vez no Brasil em 2016

A quinta geração da telefonia móvel (5G) pode estar finalmente aportando no Brasil em 2016 através de uma parceria entre a Ericsson e o Grupo Claro.

O anúncio foi feito após a visita da presidente Dilma Rousseff à sede da Ericsson na Suécia nesta segunda-feira. Estes serão os primeiros testes da tecnologia na América Latina para o 5G e Internet das Coisas.

“Para o 5G, nosso foco é entender como os sistemas serão usados tanto pela sociedade como pelas indústrias. Estou convencido de que a próxima geração de banda larga móvel e de Internet das Coisas, possibilitada pelo 5G, irá acelerar as oportunidades para avançar em áreas como saúde, educação, energia e agricultura, e em novas aplicações na indústria”, disse o presidente-executivo da Ericsson, Hans Vestberg, em comunicado oficial.

No Brasil, o projeto contará também com a ajuda da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Federal do Ceará. Ainda não há uma data marcada ou mais detalhes de como e onde serão realizados os testes.