Categorias

A Força está com a Hour of Code este ano

O que pode superar a participação de Barack Obama no Hour of Code do ano passado? Personagens de Star Wars, é claro.

A iniciativa Hour of Code é criação da ONG Code.org e visa estender o ensino da programação a todos os estudantes do mundo através de kits de desenvolvimento, atividades e tutoriais gratuitos.

Este ano, a ONG fechou uma parceria com a Disney para a utilização de personagens da franquia Star Wars no projeto. O primeiro tutorial a ser disponibilizado na versão 2015 do Hour of Code trará Leia e Rey para uma missão para programar droids em um mini-jogo.

“Por gerações, Star Wars tem atiçado a curiosidade e a imaginação de crianças, e nós esperamos que o apelo de personagens como a Princesa Leia e Rey ajudem a alimentar uma participação maior em ciências e matemática, especialmente entre meninas, ao redor do mundo”, declarou Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm no lançamento da campanha.

Esse primeiro tutorial estará disponível para 180 países, em 400 línguas diferentes, para PCs e dispositivos móveis, sem custo algum. Através dele, estudantes poderão aprender princípios básicos do JavaScript para escrever seus próprios jogos e compartilhá-los entre os amigos.

hour-of-code

As turmas de alunos participantes do projeto terão a chance de concorrer a prêmios também relacionados à Star Wars. Uma das turmas será selecionada para viajar até San Francisco e conhecer os bastidores da produção de O Despertar da Força e 100 turmas ganharão réplicas programáveis do robô BB-8, um dos personagens do filme.