Categorias

Aberta inscrições gratuitas para a Olimpíada de Robótica

Alunos do ensino fundamental poderão participar
Estão abertas as inscrições para a terceira edição da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), iniciativa pública sem fins lucrativos dedicada às escolas, professores e jovens brasileiros do ensino fundamental, médio ou técnico. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas no site da competição até 31 de julho.

Este ano, o evento espera envolver 50 mil alunos de todo o Brasil com o objetivo de despertar e estimular o interesse pela robótica e áreas afins. Os desafios da competição vão da realização de provas teóricas em âmbito nacional, em que os alunos resolvem problemas de robótica, a provas práticas de “sumô” entre robôs construídos pelos próprios estudantes, que serão disputadas entre equipes de até quatro estudantes orientados por um professor.

Além disso, haverá parcerias com universidades, disponibilização de site com material de robótica pedagógica e fóruns para troca de experiência entre docentes. Todas as competições da olimpíada serão realizadas em duas fases: uma etapa regional, nas escolas selecionadas pela organização do evento, e a fase final, que envolverá os ganhadores da primeira fase em todo o país.

A final será realizada em Brasília, em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica, entre alunos de graduação, e o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente, o principal evento científico em automação inteligente na América Latina, ambos de 20 a 23 de setembro.

Os membros das equipes campeãs das provas práticas serão convidados a compor a Seleção Brasileira de Robótica, que participará do mundial da RoboCup Junior, que ocorrerá em Cingapura, em 2010. Mais informações estão disponíveis no site https://obr.ic.unicamp.br

Com informações de IDGNow.