Categorias

Acessibilidade na web é tema de evento durante os Jogos Paralímpicos

Vai acontecer no dia 15 de Setembro, no Rio Media Center, centro de imprensa da prefeitura do Rio de Janeiro durante os Jogos Rio 2016 o evento do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web Todos@Web

A premiação do mais importante reconhecimento de iniciativas que tornam a Web mais acessível terá neste ano atividades extras, compostas por uma programação de palestras sobre o tema e depoimentos de atletas paralímpicos.

Promovida pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a iniciativa tem o apoio do escritório brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil) e neste ano conta ainda com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM), para a cerimônia de premiação. As atividades terão início às 9h30 e serão transmitidas ao vivo por streaming.

“Queremos aprofundar o debate sobre acessibilidade na Web tornando esse assunto natural a ponto de virar parte da rotina de todo profissional de tecnologia e de comunicação. São esses profissionais que têm o poder de fazer com que todos os usuários Web recebam um resultado claro, inteligível e sem barreiras. Estou convicto de que as apresentações de especialistas, os depoimentos enriquecedores dos atletas paralímpicos e as experiências apresentadas no Prêmio Todos@Web servirão de inspiração e reflexão sobre a importância desse tema”, reforça Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br.

“A acessibilidade na Web é um assunto de extrema importância e requer a atenção de todos que desejam uma sociedade mais justa e integrada. É uma honra ser parceiro nesse projeto”, afirma o presidente da Empresa Olímpica Municipal, Joaquim Monteiro.

Em sua 4ª edição, o Todos@Web premiará projetos nas categorias Projetos Web (sistemas que não criam barreiras de acesso para pessoas com deficiência), Aplicativos e Tecnologia Assistiva (aquelas que viabilizam acesso à Web a pessoas com deficiência). Todos os projetos inscritos foram analisados por especialistas em melhorias para tornar os sítios ou aplicações mais acessíveis. . Os vencedores de cada uma das categorias ganham prêmios em dinheiro, além de um troféu e participação na cerimônia.