Categorias

Ações do Yahoo avançam e investidores antecipam crescimento

NOVA YORK (Reuters) – As ações do Yahoo subiam mais de sete por cento na quarta-feira, devido à aposta dos investidores de que a estréia antecipada de um novo sistema de publicidade vinculada a buscas ajudaria o grupo a capturar um crescimento de receita mais rápido em 2007.

O Yahoo anunciou na noite de terça-feira que seu novo sistema de venda de anúncios na Web, chamado Panama, seria introduzido com plenas funções em 5 de fevereiro no mercado norte-americano, cerca de um mês antes do que esperavam os analistas de Wall Street.

A tecnologia é considerada um teste essencial da capacidade do Yahoo para ganhar terreno diante do Google, o líder entre os serviços de busca na Web, mesmo que a expectativa continue a ser de que o rival cresça mais rápido este ano.

“A história do Yahoo continua a girar em torno da aceleração do crescimento”, disse Justin Post, analista do Merrill Lynch, em relatório. “Continuamos positivos quanto ao Panama.”

Ele recomenda compra de ações do Yahoo e elevou a estimativa de preço de 32 para 33 dólares.

Executivos do Yahoo disseram durante conferência por telefone, na qual discutiram os resultados do grupo no quarto trimestre, que a adesão de seus clientes de publicidade ao novo sistema estava acontecendo mais rápido do que eles haviam antecipado.

A capacidade do Panama para atrair mais verbas publicitárias dos atuais anunciantes deve ajudar a acelerar o crescimento do faturamento, a partir do segundo semestre, segundo os analistas.

Essa opinião ajudou os investidores a deixar de lado preocupações quanto às projeções de receita do Yahoo para o primeiro trimestre e o ano, que ficaram abaixo das estimativas dos analistas.

“Consideramos os resultados (do quarto trimestre) como ponto de partida para um sentimento mais positivo quanto às ações, com uma reformulação das expectativas e o impacto negativo de uma afiliada já incorporados às projeções do Yahoo”, disse Post.

Alguns analistas optaram por mostrar maior cautela, apontando que a transição para o sistema Panama poderia acarretar custos, em curto prazo, caso os anunciantes decidam suspender a publicação de anúncios enquanto aprendem a usar o novo sistema.

Com informações de Yahoo!.