Categorias

Acordo entre Western Digital e Hitachi cria gigante de dados


A aquisição da divisão de discos rígidos da Hitachi pela Western Digital, por US$ 4,3 bilhões, vai pôr fim a uma guerra de preços que vem reduzindo as margens de lucros do segmento e criar uma líder mundial dotada dos recursos necessários para desenvolver tecnologias de armazenagem de dados de próxima geração.

A maior transação realizada no setor de tecnologia até agora em 2011, coroa anos de consolidação em um setor pressionado por uma redução persistente no crescimento de vendas e que enfrenta ameaça no longo prazo de aparelhos sem fios como iPad da Apple. A operação entre a segunda e a terceira maiores companhias do setor reduzirá a capacidade excedente de produção da indústria ajudando a conter queda nos preços dos produtos.

“A Hitachi era em larga medida considerada como a dissidente em termos de preços, e devido a uma falta de disciplina na formação de preços criou um ambiente muito negativo para a lucratividade do setor”, disse Ashok Kumar, analista da Rodman and Renfrew. A Western Digital e a Seagate vêm enfrentando dificuldade para se adaptar a um futuro no qual menos consumidores usarão laptops. Os flash drives, ou solid state drives (SSD), consomem menos energia e são mais rápidos, e muitos os veem como o futuro do setor de discos rígidos.

Eles vêm sendo cada vez mais usados em laptops e computadores tablet, como o iPad. Em março, a empresa de pesquisa Garner reduziu em mais de cinco pontos percentuais sua previsão de crescimento para o mercado de computadores em 2011, a 10,5%. A iSuppli estima que os embarques mundiais de discos rígidos cairão em mais de 4% no trimestre em curso.

A Hitachi formou parceria com a Intel que lhe permite acesso à tecnologia flash NAND da fabricante de chips – o que será vantagem para a Western Digital em um setor no qual as exigências de capital são pesados. Executivos informaram em teleconferência que estavam decididos a manter o relacionamento da empresa com a Intel. “A tecnologia SSD será uma parte importante da estratégia combinada da nova entidade”, disse o presidente-executivo da Hitachi GST, Steve Milligan.

Cada vez mais usados em smartphones, a armazenagem em drives flash é tida como 5 a 10 vezes mais cara que drives tradicionais, mas as líderes de mercado Samsung Electronics, Toshiba, SanDisk e Intel estão investindo bilhões de dólares para ampliar produção.

Com informações de Reuters.