Categorias

Adesão ao Windows 8 volta a desacelerar em fevereiro

Vendas desaceleraram pela 3ª vez seguida

A empresa de consultoria Net Applications afirmou que a adesão ao Windows 8 desacelerou em fevereiro, terceiro mês consecutivo que o quadro se repete.

Segundo a empresa, a parcela de mercado do novo sistema da Microsoft, incluindo os dispositivos com interface touch, é de 3% de todos os dispositivos que rodem o Windows. Apesar de o número ser superior ao registrado e janeiro (de 2,6% dos usuários), a taxa de crescimento foi inferior a registrada em janeiro, que por sua vez, foi menor que a de dezembro e novembro.

O sistema ficou atrás, inclusive, do Windows Vista, que com o mesmo tempo de mercado que o Windows 8 possui hoje já era utilizado por cerca de 4% de todos os usuários do Windows.

Esses números reforçam a crença de alguns analistas, que acreditam que o Windows 8 terá bastante dificuldade para ganhar força. Os principais motivos alegados pelos especialistas são a falta de atração dos usuários pela interface do sistema, e a recente queda na venda de PCs e crescimento nas vendas de smartphones e tablets.

A trajetória de vendas do sistema pode fazer com que ele seja rotulado como um fracasso, assim como o Windows Vista – o sistema sofreu bastante rejeição dos usuários, que preferiram ficar com o Windows XP até a chegada do Windows 7. Do outro lado da moeda, o Windows 7 teve uma rápida aceitação dos usuários, com 9,7% de aceitação dos usuários ao fim do quarto mês de vendas.