Que os adolescentes adoram seus smartphones, todo mundo já sabia. Mas uma pesquisa realizada na Inglaterra mostra que os aparelhos podem estar prejudicando seu desempenho escolar.
A pesquisa realizada pela London School of Economics avaliou o rendimento dos alunos em escolas de quatro cidades inglesas. Em muitas instituições o uso de celulares em sala de aula foi proibido e os pesquisadores avaliaram os resultados em testes realizados antes e depois da proibição. Houve um significativo ganho de performance após o banimento.
“Uma alta tecnologia de múltiplos propósitos, como os telefones móveis, pode ter um impacto negativo na produtividade através da distração”, concluiu o estudo. Em média, estudantes apresentaram resultados 14% superiores em suas notas após a proibição do uso dos dispositivos no ambiente escolar.
De acordo com os pesquisadores, esse ganho de performance equivale a cinco dias extras de aula no calendário escolar no final de um ano. O estudo de 46 páginas “Ill Communication: The Impact of Mobile Phones on Student Performance” está disponível para download em formato PDF.