A partir dessa quarta-feira (29), às 13:00 horas, proprietários de marcas poderão registrar domínios .LTDA. Um dos pré-requisitos é possuir registro no Trademark Clearinghouse (TMCH), uma espécie de banco de dados digital de marcas.
A extensão de domínio .LTDA destina-se a empresas funcionando em lugares de língua portuguesa, como Sociedade Limitada, ou na área de língua espanhola, como Sociedad de Responsabilidade Limitada ou Compañía de Responsabilidad Limitada.
A introdução da nova extensão de domínio ocorrerá em duas fases. A primeira acontece entre os dias 29 de outubro e 28 de novembro e será limitada, tendo um tipo de “fila” online. Haverá um período “Start-Date-Sunrise”, quando comerciantes poderão proteger suas marcas sob .LTDA e registrar outros domínios.
A partir de 2 de dezembro, o programa estará disponível para todos, assim qualquer empresa do tipo Sociedade Limitada (LTDA) poderá registrar seus domínios livremente.
Se uma empresa, até então, era representada na internet com o endereço www.nomedaempresa-ltda.com.br, ela poderá usar o domínio mais curto e fácil de memorizar www.nomedaempresa.ltda. Uma outra vantagem da nova extensão é: Endereços com a extensão .LTDA não são associados diretamente pelo usuário a um determinado país, mas são compreendidos em qualquer lugar da América Latina.
Vale lembrar que somente LTDAs registradas perante as autoridades poderão criar domínios com a extensão.