Categorias

Airbus apresenta conceito de carro autônomo que voa

É um carro? É um drone? É um trem? A Airbus apresentou na semana passada um conceito de veículo autônomo que é todas essas coisas ao mesmo tempo.

Batizado de Pop.Up (com um ponto mesmo no meio) o novo meio de transporte foi revelado durante a 87ª Geneva International Motor Show, em parceria com a empresa de design Italdesign.

Pop.Up é o “primeiro conceito de sistema de veículo modular, totalmente elétrico, com zero emissão”, afirma a Airbus. O veículo leva o conceito de flexibilidade ao extremo, com cada unidade podendo ser acoplado a um quadricóptero para voo vertical e horizontal, acoplado um ao outro para funcionar como um trem em túneis especiais ou circular sobre quatro rodas como um carro convencional. Segundo a empresa, o novo meio de transporte “faz uso total tanto do solo quanto do espaço aéreo”. Confira o vídeo conceitual:

A cabine onde ficam os passageiros pode ser convertida para diferentes configurações sem que haja a necessidade de desembarque, permitindo grande agilidade na locomoção. Para evitar falhas humanas, todas as operações seriam automatizadas, incluindo acoplagens e navegação, seja por terra ou por ar.

Na verdade é um conceito tão revolucionário que certamente viola diversas leis de trânsito de vários países e pode levar anos, talvez décadas apenas para vencer os obstáculos burocráticos. Some-se a isso o desenvolvimento da tecnologia necessária e são grandes as chances de que o Pop.Up, com ponto no meio, possa continuar somente como um conceito. Não por acaso, a Airbus não forneceu qualquer cronograma ou previsão para o projeto.