Categorias

Alerta: 70% dos motoristas usam o smartphone enquanto dirigem

Uma pesquisa realizada pela AT&T e pela Braun Research revelou um dado alarmante: 70% dos motoristas interagem com o smartphone no trânsito.

A pesquisa foi realizada de forma espontânea e a maioria dos motoristas confessou que se distrai com o dispositivo móvel. Entre as atividades realizadas, 61% deles admitiram que enviam mensagens de texto ao volante e 31% chegam a escrever e enviar e-mails inteiros enquanto dirigem. Redes sociais também fazem parte do cotidiano dos infratores, com 30% deles assumindo que consultam o Facebook e 28% postam no Twitter “constantemente” durante a direção.

Outras atividades incluem navegar na Internet (28%),  participar de chats em vídeo (10%) e até mesmo tirar selfies no trânsito (17% dos entrevistados).

Foi pesquisada uma amostragem de 2067 motoristas, com idades variando entre 18 e 65 anos. O resultado deve servir como um alerta para a sociedade: uma outra pesquisa estatística realizada nos Estados Unidos essa semana concluiu que 27% de todos os acidentes de trânsito foram provocados direta ou indiretamente pelo uso do smartphone na direção.

A pesquisa faz parte de uma campanha de conscientização da AT&T sobre segurança ao volante, batizada de “It Can Wait“, ou, traduzindo, “Isso pode esperar”. O alvo da campanha é a ansiedade de informação que faz com que as pessoas não consigam esperar um momento apropriado, longe do trânsito, para interagir com os dispositivos móveis. Cinco anos após o lançamento da campanha, os resultados ainda são preocupantes.