Categorias

Algoritmo consegue aplicar estilo de uma foto em outra foto automaticamente

Um algoritmo apresentado por quatro pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, promete o impossível: aplicar o estilo de uma foto em uma outra foto diferente de forma automática.

Utilizando aprendizado de máquina e um sistema de redes neurais, a técnica batizada de Deep Photo Style Transfer consegue separar estilo do conteúdo e reaplicar o primeiro em outras imagens sem intervenção do usuário.

Para quem está interessado nos detalhes mais técnicos do processo, Fujun Luan, Sylvain Paris, Eli Shechtman e Kavita Bala, autores da pesquisa, publicaram o artigo na Biblioteca de Cornell e ele pode ser visualizado em diferentes formatos. Em termos mais leigos, seu algoritmo é capaz de detectar diferentes fatores como luminosidade, tons e cores existentes em uma imagem e ativar esse mesmo “estilo” em outra foto, permitindo, por exemplo, que uma foto diurna seja transformada em uma foto noturna usando outra como base. Confira alguns exemplos:

O código completo que permite a façanha está disponível também para download no Github. Os pesquisadores alertam que, por enquanto, o resultado final ainda não se aproxima do fotorrealismo e um olhar mais atento consegue perceber a manipulação, que, em alguns pontos, se confunde com um efeito de pintura. Para imagens menores, entretanto, a transformação impressiona.